Esportistas recebem honrarias da Câmara Municipal

Esportistas recebem honrarias da Câmara Municipal Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 10/11/2025 às 12:36
  • Atualizado 10/11/2025 às 12:36
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Câmara Municipal de Sorocaba, por iniciativa do vereador Rafael Militão (Republicanos), realizou sessão solene, na tarde desta sexta-feira (7), para conceder a comenda de Ética e Cidadania ao ex-atleta e ex-secretário de Esportes do Município, Simei Lamarca, e a medalha do Mérito Esportivo “Newton Corrêa da Costa Júnior” ao esportista e treinador Miguel Sanches, em reconhecimento às conquistas e trabalho pela cidade. O evento reuniu amigos e familiares dos homenageados.

 A mesa principal da solenidade foi formada pelo parlamentar proponente da homenagem e também José Antonio Caldini Crespo, ex-prefeito de Sorocaba; Valdirene Paz, diretora do ADC-ZF Clube; Douglas Pierrot, bicampeão mundial de futsal; Carlos Tavares Bernardes, administrador de empresas; e Fernando Cesar Marques, empresário.

 “Miguel é um exemplo de dedicação, superação e inspiração. Construiu uma carreira marcada pela excelência, disciplina e busca constante por evolução”, disse Rafael Militão, citando algumas das conquistas do atleta, que leva o nome da cidade e do Brasil em diversas competições de triatlo pelo mundo, como o Ironman, bem como a atuação na formação de atletas e orientação na prática esportiva. O homenageado também recebeu diversas mensagens de alunos e familiares por meio de vídeo gravado para exibição no evento, incluindo registros de algumas das principais provas disputadas por Miguel.

 Após ser condecorado com a medalha, Miguel Sanches dedicou a homenagem às mães Beth e Neusa. “Sei o sacrifício que elas fizeram para ter esse filho e criar meus outros irmãos”, disse. “Estar sendo homenageado pelo principal órgão da cidade vai ficar marcado e vou levar pra vida toda”, finalizou.

 Na sequência, foi a vez de Simei Lamarca receber a comenda de Ética e Cidadania e as palavras do vereador Rafael Militão, que destacou a história no esporte como jogador de futsal, com passagens por clubes do Brasil e do exterior, e o compromisso do homenageado com a cidade. “Simei foi além das quadras, transformou sua experiência, sua paixão e seus valores em ação pública”, destacou o parlamentar, ao lembrar da atuação e das iniciativas colocadas em prática por Simei quando secretário de Esportes do município. “Sua trajetória inspira, educa e nos lembra de que a verdadeira grandeza esta em servir com honestidade, respeito e amor ao próximo”, afirmou o parlamentar.

 O homenageado discursou sobre os aprendizados e experiências como atleta, os desafios e resultados na área da gestão esportiva e a atual fase como coordenador esportivo em um colégio local. Ao final, dedicou a medalha para a mãe, Neusa, e agradeceu a homenagem de Rafael Militão. “A minha gratidão e a minha gentileza. Soltar a mão é fácil, estar ao lado no dia a dia é para poucos”, disse ao vereador.

 A sessão solene contou com apresentações do grupo Viva Dança Sorocaba e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelos canais digitais oficiais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde será disponibilizada na íntegra.

Homenageados – Simei Fernando Lamarca foi jogador de futebol, com passagens por clubes como Palmeiras, Corinthians, Elche Futbol Sala (Espanha) e Gasprom (Rússia), e gestor público, tendo atuado como Secretário de Esportes e Lazer de Sorocaba, entre 2017 e 2019), quando implantou uma série de políticas públicas de amplo alcance social, com destaque para a criação da 1ª Paralimpíada de Sorocaba; lançamento da 1ª quadra pública de futebol society; criação do Museu dos Esportes de Sorocaba; implementação do projeto "Cada Gol, uma Árvore"; entre outras.

 Também foi responsável por captar mais de R$ 2,38 milhões em emendas parlamentares, revertidas integralmente para infraestrutura esportiva, democratização do acesso e melhoria dos equipamentos públicos, além de exercer forte papel de liderança comunitária, promovendo inclusão social, qualidade de vida e bem-estar à população, por meio de projetos como ginástica laboral, programas de qualidade de vida e ações de promoção à saúde, tanto na esfera pública quanto privada.

 Já Miguel Sanches Neto é atleta e treinador, formado em Educação Física e pós-graduado em Treinamento Desportivo, com mais de 15 anos de dedicação ao esporte de alto rendimento, com destacada atuação no triathlon nacional e internacional. Foi campeão brasileiro de Triathlon, participou de dois Mundiais do Ironman em Kona e de dois Mundiais do Ironman 70.3, além de representar o Brasil em mais de 11 outras provas oficiais da modalidade no Brasil e no exterior.

 Além das próprias conquistas como atleta, Miguel lidera uma equipe que já formou dezenas de competidores, desde iniciantes até profissionais de alta performance, com trabalho voltado não apenas ao rendimento esportivo, mas à transformação pessoal, à disciplina e à construção de uma vida mais saudável para seus alunos.