Saae/Sorocaba finaliza limpeza de lago no Parque Vila Formosa

Saae/Sorocaba finaliza limpeza de lago no Parque Vila Formosa Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 19/11/2025 às 16:02
  • Atualizado 19/11/2025 às 16:02
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba finalizou, nesta quarta-feira (19), a limpeza e retirada de mato do lago no Parque da Vila Formosa, na Zona Norte da cidade. A intervenção ocorre periodicamente para auxiliar na manutenção do local e evitar a proliferação das plantas que podem prejudicar a vida aquática, além de retomar o seu visual de origem.

O serviço, que teve início também nesta semana, foi executado por equipes de servidores da autarquia. Na ação, foram mobilizadas duas equipes, retroescavadeira e caminhão para a retirada dos resíduos.

Paralelamente, equipes no solo e em embarcação, de forma manual, utilizaram cabo preso a um vergalhão de ganchos, para arrastar a vegetação a um ponto do lago ao alcance da retroescavadeira. Além disso, foi feita a roçagem das encostas no entorno do lago.

A vegetação removida do lago foi descartada no Aterro de Inertes pela Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), em caminhão com capacidade para até seis metros cúbicos, também utilizado na operação.

O Parque da Formosa tem início na Vila Formosa e acesso pela Rua Andrelino de Souza. Com área total de aproximadamente 180 mil metros quadrados, o espaço natural, inaugurado em 2009, percorre parte da Zona Norte, pelos bairros Maria Antônia Prado, São Mateus e São Conrado, ao longo do córrego que atravessa essa região. O local possui quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica e de alongamento, campos de futebol, playground, praças, quiosques e sanitários.