Prefeitura inaugura Ecoponto na Vila Helena

- 25/02/2021 às 15:38
- Atualizado 12/09/2022 às 15:38
A área, localizada na Zona Norte de Sorocaba, até então era utilizada pela população, de forma irregular, como um depósito de lixo e todo tipo de resíduo.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), inaugurou, na manhã desta quinta-feira (dia 25), o Ecoponto na Rua Roque Sampaio, 100, na Vila Helena, em uma área pública que, até então, estava sendo utilizada para descarte irregular de lixo e todo tipo de resíduo.
Além da limpeza do terreno, valorizando o bairro, os cidadãos finalmente têm de volta esse serviço gratuito, que tem como objetivo dar a destinação correta a diferentes tipos de resíduos e evitar o descarte irregular em locais públicos na cidade.
“É uma alegria muito grande estar aqui, inaugurando este Ecoponto. Só quem passa, trabalha ou mora aqui sabe o caos que estava essa situação. Transformamos um lixão em um lugar adequado, limpo e digno e isso faz parte do nosso programa ‘Sorocaba Linda de Verdade’. Parabenizo toda a equipe da Serpo por esse trabalho”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
O secretário da Serpo, Darwin José de Almeida Rosa, aproveitou o momento para agradecer todos os colaboradores pelo trabalho realizado no local. “Foram retirados quatro mil metros cúbicos de materiais inservíveis daqui, o que equivale a 350 viagens de caminhões de entulho”, enfatizou.
Em sua fala, o prefeito Rodrigo Manga também destacou que o antigo lixão servia no sustento para algumas pessoas do bairro, como a Dona Maria de Lurdes da Silva, que conseguia obter uma renda de R$ 600, por mês, com a coleta e comercialização de recicláveis descartados no local. “Essas pessoas, que como a Dona Lurdes, tiravam o sustento daqui vão poder continuar, mas de uma forma organizada, sem riscos à saúde, de forma digna e com a qualidade que merecem”, enfatizou o prefeito. O descarte de resíduos no espaço gerava condições para o aparecimento de ratos, baratas, escorpiões e insetos e, consequentemente, o surgimento de doenças, tornando o local insalubre.
Quem também participou da inauguração do Ecoponto foi a família do operador de máquinas de empresa prestadora de serviços à Serpo, Lucas Evangelista de Assunção Neto, que morreu vítima de infarto, na última terça-feira (23), e foi homenageado na solenidade. O prefeito Rodrigo Manga solicitou ao vereador Rodrigo do Treviso que protocole um projeto de lei denominando o Ecoponto com o nome de Lucas.
Participaram também da solenidade os secretários da Cidadania (Secid), Clayton Cesar Marciel Lustosa, de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini, de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), Carlos Eduardo Paschoini, de Segurança Urbana (Sesu), Cel. Vitor Gusmão, o Ouvidor Geral do Município, Caio Oliveira, o Controlador Geral do Município, João Alberto Corrêa Maia, o vereador de Votorantim, Murilo Piatti, que foi conhecer o Ecoponto de Sorocaba para levar como exemplo de programa para o município vizinho.
Como vai funcionar
Diferentemente dos antigos Ecopontos que existiam em Sorocaba, o espaço agora é cercado e tem controle de entrada dos cidadãos. As pessoas podem depositar gratuitamente no local até um metro cúbico de entulho de obras, madeiras de construção civil, móveis velhos, recicláveis, resíduos eletrônicos e eletrodomésticos, o que equivale a aproximadamente cinco carrinhos de mão.
Volumes maiores demandam a contratação do serviço de caçambas particulares ou a contratação de uma empresa licenciada para fazer o descarte no Aterro de Resíduos Inertes. A Serpo reforça que não será permitido o descarte de resíduo domiciliar, óleo automotivo e seus frascos, podas e vegetação, lixo hospitalar, lâmpadas, gesso, tintas, pneus, animais mortos e sucata de veículos.
O Ecoponto conta com estruturas em que o cidadão poderá depositar os resíduos, de forma organizada e devidamente separada. São cinco caçambas de cinco metros cúbicos, cada, que receberão entulho de obras e de madeiras de construção civil; duas caçambas de 20 metros cúbicos para receber os móveis velhos e cinco contentores coloridos, tipo iglu, para os materiais recicláveis.
A Secretaria de Serviços Públicos e Obras destinará, diariamente, todo o material recebido no Ecoponto ao Aterro de Resíduos Inertes. Lá, uma cooperativa fará a devida triagem dos resíduos recebidos para dar o destino correto.
População tem papel fundamental!
A população tem papel fundamental nesse trabalho, promovendo o descarte correto e voluntário desses materiais, já que é da responsabilidade de todos manter Sorocaba uma cidade limpa e linda, melhorando a qualidade de vida dos moradores e preservando a natureza.
O lixo jogado de forma irresponsável nas ruas, parques e áreas públicas da cidade, além de sujar esses espaços, impacta seriamente a fauna e a flora local e volta de forma negativa para a população, ao danificar o aspecto visual da cidade, exalar mau cheiro, atrair animais peçonhentos, entupir bueiros e propiciar alagamentos. Ao chegar ao Rio Sorocaba, o lixo impacta ainda mais seriamente a fauna, a vegetação e o próprio rio.
A Lei Municipal nº 8.614/2008 prevê multa por descarte irregular de resíduos no valor de R$ 300, o metro cúbico. As denúncias podem ser feitas pelos canais da Ouvidoria da Prefeitura, que são o site: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/; o WhatsApp: (15) 99129-2426 e o telefone 156.
O Ecoponto funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h. Mais informações podem ser obtidas com a Divisão de Limpeza Urbana e Resíduos da Serpo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3238-2358 ou pelo e-mail: dlur@sorocaba.sp.gov.br.