Resenha Política #01 (05/09/2025)

Saiba tudo dos bastidores políticos em nossa Coluna Semanal!

Resenha Política #01 (05/09/2025) Imagem por Jornal Z Norte e Texto por Fernando Araujo / Jornal Z Norte
  • 05/09/2025 às 19:03
  • Atualizado 05/09/2025 às 19:03
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

NÃO ERA PROIBIDO TER ANIMAIS NO CIRCO?

A vereadora Jussara Fernandes (Republicanos) levou um cachorro para a sessão da Câmara Municipal na última quinta-feira (04). O pet virou atração e ficou ocupando uma das cadeiras do plenário. O detalhe que a sessão ocorria normalmente e os vereadores estavam discutindo os problemas da cidade na tribuna. Será que não é por isso que chamam a política de "circo"? Só que parece que esse circo aceita animais!

 

E ACEITA MESMO!

Desde 17 de outubro de 2023, a Resolução nº 530 de autoria do Vereador Fábio Simoa (Republicanos), assegura a qualquer pessoa o direito de ingressar e permanecer com seu animal doméstico nas dependências abertas ao público da Câmara Municipal de Sorocaba. 

Para adentrar com seu animal nas dependências da Câmara, o tutor deve assumir a responsabilidade de assegurar a saúde, o bem-estar e a higiene do animal tutelado, e que este animal seja contido de modo a não atacar outros animais domésticos, domesticados ou silvestres que possam estar no perímetro da Câmara e seus anexos, como o lago e o estacionamento. Além disso, deve garantir a integridade física das pessoas no local e assegurar que o animal tutelado não será empecilho para os trabalhos da Câmara Municipal. Então é isso, o cachorrinho estava presente na sessão e assegurado pela Lei!

 

ESTAVA PARA ADOÇÃO!

O cachorro que estava na sessão, tem o nome de SUS e foi levado pela vereadora Jussara Fernandes (Republicanos), que estava atrás de alguém para adotar o pet! O SUS foi resgatado em Março de 2023 e estava abandonado na Avenida 03 de Março. O medo agora é da Jussara querer levar o Elefante Sandro para a sessão! Na Câmara tudo pode!

 

VAI PASSAR MAL!

A vereadora Tatiane Costa (PL) está visivelmente abalada nesta semana, que aconteceu o início do julgamento do ex-presidente Bolsonaro. Durante o uso da Tribuna, nas duas últimas sessões, ela declarou seu apoio, falou sobre injustiça e humilhação que o ex-presidente estaria passando e chegou a alterar a sua voz no microfone, e muitos que estavam na sessão comentaram da sua emoção ao falar e se preocupando, que do jeito que ela ficou, poderia até passar mal na tribuna! Calma Vereadora, senão a pressão sobe demais!

 

MOÇÃO DA CONFUSÃO!

A Vereadora Tatiane Costa (PL) fez uma moção de apoio ao Ex-Presidente Jair Messias Bolsonaro, conforme ela seria em defesa do devido processo legal, da publicidade processual e da liberdade de expressão, diante das ilegais, desproporcionais e inconstitucionais medidas cautelares impostas pelo Ministro Alexandre de Moraes. Após a leitura da moção, a confusão se instalou na Câmara. O bate-boca entre os vereadores do PL e PT tomou conta da sessão, que se espalhou após nos munícipes que estavam na galeria do plenário. CALMA GENTE, que o julgamento apenas começou!

CAIO PRESIDENTE!

Bobeou e quando menos se espera, ele está lá! O Vereador Caio Oliveira (Republicanos), 1º vice-presidente da Câmara Municipal já está se acostumando a comandar os trabalhos da Câmara Municipal. Vira e mexe ele está na Presidência e diga-se de passagem, conduzindo muito bem os trabalhos durante a sessão. Vale lembrar que o vereador Caio é o mais cotado a ser eleito o próximo presidente da Câmara Municipal de Sorocaba. Nos bastidores, a eleição já está pegando fogo e olha que a votação só ocorre em Dezembro de 2026.

 

CÍCERO JOÃO NUNCA ESTÁ!

Quer se esconder do vereador Cícero João (Agir)? É só ir no plenário da Câmara em dia de sessão! O vereador, suplente do secretário Péricles, não faz questão de comparecer na sessão. Ele, na maioria das vezes, vai para a Câmara, mas fica dentro do seu gabinete! Por que isso Cícero? O que você vai dizer para aqueles 2.501 munícipes que votaram em você? E olha que o Cícero já afirmou em live aqui no Jornal Z Norte, que ele só trabalhava por 2h e 30 minutos por sessão. Parece que agora ele fica 2h e 30 minutos preso no gabinete! Vem pra sessão vereador!

 

QUANDO VAI, SÓ CAUSA CONFUSÃO!

O vereador Cícero João (Agir) quase nunca aparece no plenário. Mas também quando aparece, é certeza de agitação na sessão. Na última que compareceu, causou um bate-boca com a ala da causa animal, após afirmar que tinha mais coisas para se falar da cidade, do que ficar falando só de cachorro! Essa sua fala rendeu e ele até se retirou da sessão e pediu para descontar o dia do seu salário. Foi barraco mesmo!

TONINHO ATRASADO!

Outro que chega atrasado na maioria das sessões é o vereador Toninho Corredor (Agir). Ele fala que está bem cedo sempre no seu gabinete, mas o fato é que a sessão começa às 08h45 e ele só aparece no plenário uma hora depois! Corre Toninho!!!

 

SERÁ QUE TEM COTAS DE REQUERIMENTO A FAZER?

O vereador Ítalo Moreira (União) protocolou requerimento que questiona a Prefeitura de Sorocaba sobre a ausência de medicamentos básicos nas unidades de saúde do município. A iniciativa, ancorada em relatórios oficiais que comprovam a falta de itens como Omeprazol 20mg e Domperidona 10mg, exige transparência, planejamento responsável e resposta efetiva diante da necessidade urgente da população. É um excelente requerimento pedindo explicações para a Prefeitura, mas será que depois o vereador vai divulgar? Porque quem acompanha o legislativo, até o site da Câmara, pode conferir que o vereador faz centenas de requerimentos, sobre diversos assuntos, mas nunca fala sobre a resposta dada dos requerimentos ou dá entrevista sobre os assuntos. Por que será? Será que o vereador quer realmente saber o que questiona ou as centenas de requerimentos servem apenas para aumentar o número na hora de fazer o “balanço” de produtividade do mandato? Porque ele se envaidece ao falar que é o mais produtivo vereador da Câmara, que mais questiona e faz indicações. Mas, e o resultado? Quantidade não é qualidade vereador!