Prefeitura de Sorocaba confirma lançamento do programa Acessa Sorocaba para novembro

Prefeitura de Sorocaba confirma lançamento do programa Acessa Sorocaba para novembro Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 31/10/2025 às 13:39
  • Atualizado 31/10/2025 às 13:39
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Administração (SEAD) e de Governo (Segov), lançará no dia 7 de novembro, o programa Acessa Sorocaba, onde os munícipes poderão abrir novos protocolos e processos digitalmente pelo sistema SEI! Cidades.

Trata-se de uma transformação digital e modernização no atendimento ao cidadão. Essa funcionalidade permite que o cidadão inicie processos administrativos e solicitações diretamente pela internet, sem a necessidade de comparecer presencialmente às secretarias municipais e/ou setores responsáveis pelo atendimento.

Essa iniciativa faz parte da transformação digital do município e está alinhada aos princípios de eficiência, transparência e acessibilidade dos serviços públicos. Com o objetivo de garantir que o munícipe possa acessar os serviços públicos de forma mais simples, ágil e segura, promovendo a modernização da administração municipal, além de reduzir filas, burocracia e custos operacionais com atendimento presencial.

O munícipe poderá realizar as solicitações pelo link: https://tinyurl.com/SEIusuariosexternos. O cadastro permite o peticionamento, visualização de processos e assinatura de contratos, convênios, termos, acordos e outros instrumentos celebrados com o Município. É pessoal e intransferível, e autenticado pela conta GOV.BR (nível prata), sendo de responsabilidade exclusiva do usuário que opera o sistema. Qualquer uso indevido das ações realizadas pelo usuário pode resultar em investigações civis, penais e administrativas.

O SEI! Cidades é uma plataforma digital que implanta o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) nas prefeituras, permitindo a gestão eletrônica de processos e documentos administrativos e promovendo maior eficiência, transparência e menos burocracia, reduzindo o uso de papel e acelerando o atendimento ao cidadão.