Medidores Inteligentes serão instalados em 360 mil domicílios em Sorocaba

Medidores Inteligentes serão instalados em 360 mil domicílios em Sorocaba Imagem por Pedro Guerra / Jornal Z Norte e Texto por Pedro Guerra / Jornal Z Norte
  • 24/10/2025 às 14:06
  • Atualizado 24/10/2025 às 14:06
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A CPFL – Piratininga instalou nesta sexta-feira (24), o primeiro medidor inteligente digital de energia em Sorocaba. O aparelho de um total de 360 mil foi instalado em uma residência no bairro do Éden. 

De acordo com o diretor de engenharia da CPFL – Piratininga Evaldo Baldin, esses medidores inteligentes digitais tem um sistema de comunicação próprio. “Estamos desenvolvendo dentro do aplicativo da CPFL, uma função onde o cliente vai conseguir ter informações sobre a forma do seu consumo de energia”, comenta Evaldo Baldin.

Esse acompanhamento poderá ser feito de hora a hora até um dia anterior. “Por exemplo: se o cliente utiliza o ar-condicionado em uma noite quente. No dia seguinte ele poderá olhar e verificar quanto aquele uso do ar-condicionado pesou na conta dele. Fazendo um gerenciamento melhor usando de maneira mais racional e energia elétrica”, explica o diretor de engenharia da CPFL.

Até agosto de 2026 Sorocaba deve ter 360 mil medidores inteligentes digitais instalados na cidade. “E também a partir de agosto de 2026, vamos instalar outros 220 mil aparelhos nas cidades da região de Sorocaba”, informa Evaldo Baldin. Os clientes dos municípios de Votorantim, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Iperó, Alumínio, Mairinque, São Roque, Araçariguama e Ibiúna vão receber esses novos medidores de energia.

Para evitar golpes, a população precisa ficar atenta. “Todos funcionários vão estar identificados com o crachá. Nos prestadores de serviços tem os veículos descritos a serviço da CPFL. Mas se houver alguma dúvida os clientes podem acessar nossos canais de atendimento”, comenta Evaldo Baldin.

Com o novo aparelho também não haverá a necessidade dos leituristas. As informações de consumo serão enviadas automaticamente. 

Primeiro medidor inteligente

Simbolicamente o primeiro medidor inteligente digital foi instalado em uma residência no bairro do Éden. A casa escolhida foi do arquiteto de TI (Tecnologia de Informação), Fernando de Oliveira Sollero. 

Fernando acredita que com o novo aparelho de medição de energia instalado poderá monitorar melhor as despesas. “Imagino que vai auxiliar na economia. Podendo monitorar pelo celular parece interessante”, avalia ele.

A apresentação e instalação do primeiro medidor inteligente de energia da CPFL foi acompanhada pela superintendente do Procon – Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues. “É um grande investimento no município. Vai melhorar a prestação de serviço ao consumidor. Em tempo real o cliente vai poder acompanhar o consumo e saber se vai haver algum corte e o religamento da energia”, acredita Cristiane.

O investimento total da CPFL Piratininga é de R$ 1,2 bilhão, voltado à modernização e digitalização do setor elétrico. A previsão é que até 2028 sejam instalados 2,1 milhões de novos equipamentos em diversas cidades atendidas pela companhia.