“Calçada da Fama”, projeto de autoria do vereador Fábio Simoa, é aprovado em primeira discussão
Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação - 25/10/2025 às 15:28
- Atualizado 25/10/2025 às 15:28
Em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei nº 75/2025, de autoria do vereador Fábio Simoa (Republicanos), que institui o Programa Artístico e Cultural “Calçada da Fama de Sorocaba”, com objetivo de homenagear personalidades que tenham contribuído de maneira significativa para a cultura ou a história.
O programa, dividido em dois tipos de calçadas da fama, consiste na instalação de espaços nas praças públicas da cidade, homenageando personagens com atuação comprovada e reconhecimento público, que tenham contribuído de maneira relevante para as artes, cultura, esportes ou qualquer área com impacto positivo para a humanidade.
A “Calçada da Fama de Sorocaba” será o espaço mais amplo e abrangente, em que os homenageados devem ter contribuído de maneira relevante para as artes, cultura, esportes ou qualquer área com impacto positivo para a humanidade, enquanto a “Calçada da Fama nos Bairros” será designada a homenagear personalidades que se destacam localmente, no bairro e adjacências.
As homenagens consistirão na colocação de estrelas com os nomes das personalidades, com uma breve descrição de suas contribuições e, opcionalmente, um molde de gesso com os pés ou mãos do homenageado. Os critérios de escolha devem ser objetivos e a lista de periodicidade deve obedecer à seguinte proporção: 50% para mulheres; 30% para negros e povos originários ou tradicionais; 20% para pessoas com deficiência; 10% para a comunidade LGBTQIAPN+.
Na justificativa do projeto de lei, que parecer favorável da Comissão de Justiça, Fábio Simoa afirma que a proposta tem o potencial de atrair turistas e visitantes, aumentando o fluxo de pessoas para o município e gerando benefícios econômicos para o comércio local. E cita iniciativas do gênero em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.