Parque Tecnológico de Sorocaba discute possíveis parcerias com o Ipem-SP

Parque Tecnológico de Sorocaba discute possíveis parcerias com o Ipem-SP Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 21/11/2025 às 16:03
  • Atualizado 21/11/2025 às 16:03
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) recebeu, nesta segunda-feira (17), representantes do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP). Eles participaram de uma reunião com o presidente do PTS, Nelson Cancellara, sobre possíveis parcerias.

Uma equipe da autarquia estadual permaneceu na cidade até esta quarta-feira (19), com o objetivo de estreitar o diálogo com autoridades públicas, setor produtivo e operadores logísticos. Participam dos compromissos o presidente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior; o diretor de inovação, Fabio Mattenhauer; o gestor do Escritório de Projetos, Marcelo Anacleto; o gestor da Regional de Sorocaba, Luis Antonio Godinho; e a gestora da assessoria de comunicação, Taís Borges.

A agenda na cidade incluiu reuniões com entidades de diversos seguimentos e lideranças políticas, além de atividades institucionais. Essas iniciativas visam fortalecer parcerias e o diálogo com os setores público e privado, identificar oportunidades de apoio ao desenvolvimento econômico e alinhar ações voltas ao fortalecimento da infraestrutura da qualidade. Outra intenção é acompanhar de perto a atuação técnica da autarquia na região.

A programação também conta com visitas a indústrias e reunião com a equipe da Regional de Sorocaba, responsável por 48 municípios. No Parque Tecnológico, os representantes do Ipem discutiram possibilidades de colaboração em um encontro com o presidente Nelson Cancellara, o diretor administrativo da Agência Inova, André Santos, e o gerente administrativo, Giuliano Gueratto. Em seguida, eles conheceram em detalhes todas as instalações.

“A visita ao Parque Tecnológico de Sorocaba reforça nossa convicção de que inovação e qualidade caminham juntas. O Ipem-SP tem o compromisso de apoiar ambientes que impulsionam pesquisa aplicada, novas soluções e o desenvolvimento industrial paulista”, comentou o presidente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior.

Segundo Nelson Cancellara, o instituto é fundamental para garantir a confiança, a segurança e a qualidade dos produtos e serviços que circulam pelo Estado. Por isso, a presença da instituição no ecossistema do PTS fortalece toda a cadeia produtiva da região. “A soma das nossas competências pode gerar projetos que apoiem empresas, tragam maior competitividade e ampliem a cultura da qualidade no ambiente produtivo. Acreditamos que trabalhar juntos é essencial para que Sorocaba e os 48 municípios atendidos pela Regional avancem em inovação, produtividade e sustentabilidade”.

Atuação do Ipem

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo atua como órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). É responsável por fiscalizar instrumentos de medição, como balanças e bombas de combustível, e produtos pré-medidos, a exemplo de alimentos embalados. Seu objetivo é garantir a conformidade com as normas e proteger o consumidor. Com a missão de assegurar tanto a precisão nas medições, quanto a qualidade de produtos e serviços no mercado, a instituição foca em garantir a confiança nas relações de consumo.