Comissão de Emergência Climática da Prefeitura de Sorocaba avalia estratégias do plano de ação no combate às queimadas

Comissão de Emergência Climática da Prefeitura de Sorocaba avalia estratégias do plano de ação no combate às queimadas Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 14/09/2024 às 19:19
  • Atualizado 14/09/2024 às 19:19
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Comissão de Emergência Climática, formada por representantes de secretarias municipais da Prefeitura de Sorocaba e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), reuniu-se, na tarde desta sexta-feira (13), no sexto andar do Paço Municipal, para avaliar todas as estratégias já definidas na primeira reunião do grupo, ocorrida na quinta-feira (12), visando o combate às queimadas na cidade, e dar continuidade neste importante trabalho integrado.

Coordenada pela Secretaria de Governo (Segov), a Comissão foi criada, na última quarta-feira (11), com a publicação do Decreto Municipal nº 29.345/2024, que declarou situação de emergência no Município de Sorocaba em decorrência do elevado número de incêndios registrados nos últimos dias.

 O grupo é responsável por formular e executar um conjunto integrado de ações estratégicas e operacionais para enfrentamento do atual cenário de queimadas e a proteção do meio ambiente e da população, com foco na coordenação intersetorial e na otimização de recursos.

 Durante o encontro desta sexta-feira, conduzido pela Segov, foram lidas as responsabilidades de cada secretaria municipal e autarquia, avaliado cada item e reforçada a necessidade de realizar o trabalho de forma integrada, para mitigar os impactos das queimadas e proteger a saúde da população e o meio ambiente.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), por exemplo, disponibilizou, na tarde desta sexta-feira (13), caminhões-pipa para amenizar os efeitos da estiagem e das queimadas que têm atingido o município. Os veículos estão irrigando áreas verdes, floreiras e canteiros centrais de avenidas, em diferentes pontos, além molhar ruas e estradas de terra para diminuir a poeira gerada pela tráfego de veículos, pois o ar está seco, minimizando os impactos negativos na saúde da população que vive em área rural.

Outra estratégia implantada pela Secretaria de Comunicação (Secom), nesta sexta-feira (13), foi a criação de um novo canal de denúncias para o trabalho de fiscalização contra queimadas no município. Toda pessoa pode, a partir de agora, comunicar um foco de incêndio na cidade pelo WhatsApp: (15) 99198-3049, diretamente à Defesa Civil de Sorocaba, informando endereço exato do local, além de enviar foto e/ou vídeo. Ao presenciar uma queimada, o cidadão também deve ligar para o telefone 193 (Corpo de Bombeiros), que atuará no combate ao fogo.

A Comissão de Emergência Climática é formada pela Secretaria de Governo, Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Saúde (SES), Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), Gabinete Central (SGC), Secretaria de Comunicação, Secretaria de Relações Institucionais (Serim) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Uma nova reunião do grupo está agendada para a próxima semana, na qual os representantes de cada secretaria vão apresentar relatório com todas as medidas implementadas.