Coletores de lixo de Sorocaba estão em greve por tempo indeterminado

- 01/04/2016 às 21:49
- Atualizado 12/09/2022 às 21:49
Os coletores de lixo de Sorocaba, empregados do Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA) estão em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia nesta sexta-feira (1º).
Os coletores rejeitaram a proposta de reajuste oferecido pela empresa. O índice ofertado foi de 11,8%. O Sindicato do Empregados em Turismo e Hospitalidade de Sorocaba e Região (Sinetur), que representa a categoria, pede reajuste de 18%.
Após a decisão, apenas 30% do efetivo está desenvolvendo as atividades nas ruas de Sorocaba.
Após o anúncio da greve, a Prefeitura explicou “que trabalha para tentar minimizar os problemas à população, buscando garantir na Justiça o atendimento necessário, uma vez que a coleta de lixo é um serviço essencial. Um acordo entre o Sindicato e a empresa garantiu o atendimento, já a partir desta sexta-feira, com um número reduzido de caminhões que passarão por áreas prioritárias, como feiras livres, mercados e hospitais.” A Prefeitura pediu aos munícipes que ajudem com a manutenção da limpeza da cidade e evitem colocar o lixo espalhado nas calçadas e, caso seja necessário, que depositem o lixo acondicionando-o em embalagens apropriadas e bem fechadas e, nos bairros conteinerizados, que essas embalagens sejam acondicionadas nos contêineres.