Campanha Natal Sem Fome 2025 segue arrecadando até 10 de dezembro

Ação do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região terá Dia D de Doação em 29 de novembro e reforça o tema "Doe de coração"

Campanha Natal Sem Fome 2025 segue arrecadando até 10 de dezembro Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 21/11/2025 às 12:03
  • Atualizado 21/11/2025 às 12:03
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Campanha Natal Sem Fome 2025, realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região em parceria com o Banco de Alimentos de Sorocaba, segue arrecadando doações até o dia 10 de dezembro. Neste ano, a ação completa 31 anos com o tema "Doe de coração", reforçando a importância da solidariedade em um momento em que milhares de famílias da cidade ainda enfrentam dificuldades para garantir o básico.

Um dos pontos altos da mobilização será o Dia D de Doação, marcado para o sábado, 29 de novembro, quando voluntários, trabalhadores e toda a comunidade serão convidados a concentrar esforços para ampliar ainda mais o volume de alimentos arrecadados, nos mercados da cidade.

Mesmo com os avanços nacionais no combate à fome, resultado de políticas públicas que permitiram ao Brasil voltar ao menor patamar de insegurança alimentar da história e sair novamente do Mapa da Fome da ONU, a desigualdade ainda é uma realidade em Sorocaba. Segundo dados do IBGE e do Cadastro Único, 176 mil pessoas sobrevivem com menos de meio salário mínimo por mês, e mais de 70 mil famílias convivem com algum grau de insegurança alimentar.

No ano passado, a Campanha Natal Sem Fome arrecadou 52 toneladas de alimentos, beneficiando cerca de dez mil pessoas atendidas por entidades cadastradas no Banco de Alimentos. Em 2025, a meta é atingir ou aumentar esse número, ampliando não apenas a quantidade arrecadada, mas também o alcance da solidariedade em toda a região.

O presidente do Sindicato, Leandro Candido Soares, destaca que a campanha representa um compromisso contínuo com a cidade e com as pessoas que mais precisam. "O Brasil conseguiu, com muito esforço, reduzir a fome. Mas quem convive com as realidades dos bairros mais vulneráveis sabe que ainda há muitas famílias esperando por um gesto de esperança. O Natal Sem Fome é esse gesto. Doar de coração é transformar a vida de alguém."

O diretor executivo do Sindicato e coordenador da campanha, Marcelo José da Silva (Marcelinho), reforça que a mobilização coletiva é fundamental. "A fome não desaparece sozinha. Ela exige união, consciência e ação solidária. Cada alimento doado é uma mensagem de respeito e cuidado com quem mais precisa."

Doe de Coração 

As doações incluem alimentos não-perecíveis, brinquedos e livros, além de contribuições financeiras via Chave PIX: bancodealimentos.sorocaba@gmail.com. As entregas podem ser feitas na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, na Rua Júlio Hanser, 140, Jardim Faculdade, ou no Banco de Alimentos de Sorocaba, na Rua Terêncio Costa Dias, 300, dentro da Ceagesp.

Com o tema "Doe de coração", a Campanha Natal Sem Fome 2025 reforça que cada gesto importa. Quando a comunidade se une, a mesa fica mais farta, a esperança se renova e a cidade dá mais um passo rumo a um futuro sem fome.