Cadê os Contêineres?

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 29/04/2022 às 11:14
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:14
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Cidade tem problemas na distribuição dos contêineres

Desde o inÍcio desta semana, leitores têm reclamado sobre a ausência de contêineres em diversos bairros de Sorocaba. Já na segunda-feira (25) um comerciante enviou uma reclamação sobre o acúmulo de lixo na Avenida Itavuvu altura do número 1921, próximo ao Tauste.  Nas fotos, o leitor mostra que o contêiner está completamente lotado, com sacos de lixos abertos, rasgados e espalhados na calçada.

Luciano, que é comerciante na Avenida Itavuvu relatou que todos os dias a situação se repete. “Está sempre assim, tenho comércio aqui e não dá para trabalhar, estamos cansados de juntar, faltam contêineres”, disse o comerciante.

Segundo o comerciante, o local também sofre com a falta de contêineres no local.  “Minha loja fica ao lado de um restaurante e um hipermercado, e temos apenas um contêiner nesse local, e ele não está dando mais conta, são restos de comida, inservíveis, lixo de banheiro e fica tudo espalhado no contêiner e acaba indo para o chão. Todos os dias de manhã é a mesma coisa, temos de varrer a frente da loja para poder trabalhar. Estão faltando contêineres, não tem separação de recicláveis, tá muito complicado”, disse Luciano.

O Comerciante ressalta que se tivesse mais um contêiner poderia solucionar o problema na região. “Toda vez passa morador de rua, cachorro que passa e acaba rasgando o saco de lixo e fica essa bagunça toda, e nós temos que acabar juntando o lixo para podermos trabalhar, acredito que se tiver um contêiner  mais próximo do restaurante e uma instrução para o descarte certo de lixo o problema estaria resolvido”, finalizou Luciano.

O Jornal Z Norte, questionou a Prefeitura sobre a falta de contêineres e também da coleta de lixo naquela região. A Prefeitura afirmou que uma equipe da SERPO iria até o local para efetuar a limpeza e que serão realizados estudos para a implantação de um novo contâineres.

“A Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) informa que uma equipe já está sendo encaminhada ao local para realizar a devida limpeza e avaliar a implantação de mais contêineres. Informa, também, que a coleta de lixo ocorre regularmente na Avenida Itavuvu, toda segunda, quarta e sexta-feira”, diz a nota da Prefeitura de Sorocaba.

No dia seguinte, o mesmo comerciante entrou em contato com a nossa reportagem e afirmou que desta vez o serviço foi executado.

Acúmulo de Lixo foi constatada em outra região de Sorocaba

No bairro largo do Divino, região leste de Sorocaba, também foi flagrada na terça (26) e quarta (27) o acúmulo de lixo na região do Bairro Vila Espírito Santo. Nas fotos tiradas pela nossa reportagem demonstra um grande acúmulo de lixo dentro dos contêineres, isso em algumas vias de acesso do bairro.

Na Avenida Armando Panunzio também foi identificada o acúmulo de lixo em um contêiner no cruzamento com a Avenida Américo de Carvalho.

Conversando com moradores da região, os mesmos alegam demora no serviço de coleta de lixo e falta de contêineres que não conseguem atender a demanda da região.

Câmara dos vereadores já solicitou 82 vezes contêineres para a Prefeitura.

Em um levantamento realizado através de Ofícios, Requerimentos e Indicações dos vereadores de Sorocaba, já ocorreram oitenta e duas solicitações dos vereadores para solicitar, pedir, encaminhar instalação, colocação e instalação de contêineres em quase todos os bairros da cidade de Sorocaba.

Prefeitura afirma que estudo de implantação de contêineres é continuo e coleta é realizada de acordo com a demanda da localidade

A Prefeitura de Sorocaba, respondendo aos questionamentos do Jornal Z Norte, afirmou que existem mais de 12 mil contêineres na cidade e que o estudo da implantação é contínuo. A Prefeitura afirmou também que a coleta na cidade é realizada de segunda à sábado, porém é elaborada de acordo com a demanda do município. Segue a nota da Prefeitura: “A Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) informa que há, atualmente, 12.500 contêineres implantados em todos os bairros da zona urbana de Sorocaba. Somente em 2022, a atual Administração implantou mais 1.500 unidades, para atender aos bairros que demandavam o dispositivo, inclusive àqueles indicados pelos vereadores. O estudo da necessidade de novas implantações é contínuo, acompanhando o crescimento de Sorocaba e as necessidades dos munícipes. A Serpo informa também que o cronograma de coleta de lixo é elaborado de acordo com a demanda mapeada no município, sendo o serviço realizado constantemente, de segunda a sábado, das 7h às 15h e das 17h às 23h30.”