BRT Sorocaba atinge mais de 87% de aprovação no tempo de viagem e se consolida como modelo de eficiência, indica pesquisa
Quinta edição de pesquisa anual revela aumento na satisfação dos passageiros em múltiplos quesitos, como segurança e clareza das informações. Em cinco anos, o sistema já transportou mais de 80 milhões de pessoas.
 Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação - 29/10/2025 às 15:02
- Atualizado 29/10/2025 às 15:02
Em um cenário urbano onde cada minuto conta, a agilidade no transporte público é um fator decisivo para a qualidade de vida da população. Uma pesquisa recente revela que o sistema BRT Sorocaba alcançou um marco importante: 87,7% dos seus usuários estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o tempo de viagem oferecido. Este índice representa um crescimento de 10% na aprovação em comparação com o ano anterior e consolida a operação, que já beneficiou mais de 80 milhões de pessoas em cinco anos, como uma referência em tecnologia e eficiência na mobilidade urbana.
Os dados são da 5ª edição da pesquisa "A Jornada do Passageiro", realizada anualmente pela concessionária BRT Sorocaba e conduzida pela Prompt Consultoria em parceria com o Cittamobi. O levantamento ouviu 863 passageiros, com uma amostra representativa composta por 54,9% de mulheres e 43,6% de homens que utilizam o transporte coletivo diariamente. Foram avaliados aspectos essenciais da experiência de deslocamento, desde a infraestrutura dos terminais e estações até a percepção geral sobre a frota e os serviços.
A clareza das informações sobre linhas e horários também registrou um avanço notável. A satisfação neste quesito atingiu 85,1%, um salto de 21,6% em relação a 2024. No índice de satisfação geral, o sistema obteve a aprovação de 84,4% dos passageiros, um aumento de 7,2% ante o ano passado.
"Em uma sociedade tecnológica, o acesso à informação é primordial, e no BRT não é diferente. Este resultado nos anima e reforça que nossa prática de melhoria contínua tem sido eficaz. O retorno do público é a confirmação de que as ações implementadas estão chegando ao passageiro. Ter essa devolutiva de quem usa o sistema é fundamental para o nosso aprimoramento na busca por um serviço de transporte de excelência", afirma Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba.
A segurança, um dos pilares da operação, também apresentou melhora na percepção dos usuários. O índice de satisfação com a segurança dentro dos ônibus chegou a 83,9%, um incremento de 5% em relação à pesquisa anterior. "Atribuímos essa sensação de segurança à presença do circuito de câmeras inteligentes que monitora toda a movimentação. Um trajeto vigiado ajuda a inibir situações de vulnerabilidade. Desde nossa ativação, em 2020 até 2025, transportamos mais de 80 milhões de pessoas, e ter esse retorno após cinco anos de operação é muito animador", explica Andere.
Outros indicadores reforçam a avaliação positiva. O conforto da infraestrutura foi aprovado por 81,9% dos entrevistados, enquanto o tempo de espera, um fator crítico para a escolha do modal, teve sua satisfação elevada em 7,9%, alcançando a aprovação de mais de 72% dos usuários.
Novos indicadores aprofundam a análise da experiência
Nesta edição, a pesquisa foi expandida para incluir novos atributos, como a avaliação da condução dos motoristas, o atendimento prestado, a limpeza e a manutenção do sistema. A condução segura foi um destaque, com 91,2% de aprovação, mesmo índice alcançado pelo atendimento às solicitações de embarque e desembarque. A postura de respeito e cortesia dos profissionais foi bem avaliada por 91% dos participantes.
A manutenção da infraestrutura foi considerada satisfatória por 86,7% dos passageiros, enquanto a limpeza das estações e dos veículos recebeu 84,9% e 80,2% de aprovação, respectivamente.
"Visualizar esses números reforça a importância de um quadro funcional balizado em qualidade, mensuração e novas práticas. Fomentamos um ambiente de conhecimento e desenvolvimento coletivo, e isso reflete em resultados positivos para todo o sistema. Promovemos treinamentos constantes para que nossas equipes estejam alinhadas a processos que garantam uma mobilidade urbana eficiente e acolhedora", conclui Andere.
Metodologia
A pesquisa "A Jornada do Passageiro" foi realizada entre 15 e 30 de setembro de 2025, em duas etapas. A primeira, quantitativa, por meio de enquete eletrônica no aplicativo Cittamobi. A segunda, qualitativa, com entrevistas presenciais nos terminais, estações e dentro dos ônibus. Ao todo, foram mensurados 22 atributos sobre a experiência do usuário no sistema BRT Sorocaba.
Sobre .::. Concessionária BRT Sorocaba
De origem 100% brasileira, a BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e a Terra Transportes e Participações S.A (Grupo MobiBrasil), ambas organizações com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país. A BRT Sorocaba é responsável pela implantação, operação e manutenção do novo sistema de transporte coletivo urbano de Sorocaba, município do interior de São Paulo.
Pioneira na realização de empreendimento com concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia desenvolve suas atividades respeitando princípios éticos e legais e emprega 600 colaboradores diretos. Saiba mais no portal BRT Sorocaba e @brtsorocaba nas redes sociais.
 
  
   
  
  
  
  
  
  
  
  
  
   
   
   
   
  