Assinado acordo de cooperação para planejamento da requalificação da área da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba

Assinado acordo de cooperação para planejamento da requalificação da área da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 03/10/2023 às 10:41
  • Atualizado 03/10/2023 às 10:41
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O instrumento formal, que estabelece a parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, Governo do Estado de São Paulo, AGEM, CDHU e o BNDES, vai permitir o estudo econômico e financeiro de todos os equipamentos que irão compor esse importante projeto de desenvolvimento urbano na região central da cidade.

Foi assinado, nesta segunda-feira (2), no gabinete do prefeito Rodrigo Manga, no 6º andar do Paço Municipal, o acordo de cooperação para planejamento do projeto de valorização do patrimônio imobiliário e requalificação urbana da área da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba, localizada no Centro da cidade, que há décadas se encontra abandonada.

O instrumento formal, que estabelece a parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, o Governo do Estado de São Paulo, a Agência Metropolitana de Sorocaba (AGEM), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), vai permitir o estudo econômico e financeiro de todos os equipamentos que irão compor esse importante projeto de desenvolvimento urbano na região central da cidade.

Essa área da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba será completamente transformada, a partir do projeto do Trem Intercidades, que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, para o transporte de passageiros entre Sorocaba e São Paulo. A estimativa é que o leilão do Trem Intercidades ocorra em 2025. O espaço se tornará um importante polo de cultura, turismo e lazer, respeitando o patrimônio histórico na conservação dos galpões tombados e, ainda, com investimentos, por meio de parceria público-privada, em programas habitacionais em outros espaços da área.

“É uma grande alegria estar aqui, hoje, dando mais um passo nessa iniciativa audaciosa, que vai resgatar a essência da nossa cidade, com a questão da linha férrea, estimulando o turismo, envolvendo, ainda, a questão habitacional, bem como a valorização do Centro de Sorocaba. É uma honra recebê-los para a assinatura de um projeto que será exemplo para outras cidades do nosso País”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

“Aqui, em Sorocaba, pela primeira vez, um grande projeto une cinco instituições para melhorarmos, ainda mais, a vida das pessoas e isso, sem dúvida nenhuma, é por conta da característica do prefeito Rodrigo Manga, de unir pessoas e a sua humildade em buscar a ajuda de todos para poder construir uma Sorocaba cada vez melhor”, enfatizou o vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth.

O vice-governador ainda destacou que a requalificação da área da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba se trata de um projeto de cidade, e não de gestão. “Não é um projeto de curto prazo, pensando na eleição de amanhã. É uma iniciativa que nasce nesta Gestão, voltada para transformar a região central da cidade. Não tenho dúvidas que, com apoio de todos, esse projeto será o que a população de Sorocaba gostaria e vai trazer, de fato, melhor qualidade de vida, valorização do patrimônio histórico, ações e integrações voltadas à mobilidade urbana e ao desenvolvimento habitacional”, declarou.

Em sua fala, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Cardinale Branco, destacou o importante apoio do prefeito Rodrigo Manga e do governador Tarcísio de Freitas, para dar início à realização do projeto de desenvolvimento urbano de forma estruturada, em Sorocaba. “Estamos muito felizes com essa assinatura. Agradeço a todos os parceiros, incluindo o BNDES, pois, sem esse apoio, não teríamos as mesmas condições de executar um projeto de tamanha envergadura, que envolverá a recuperação de patrimônio histórico e a recuperação imobiliária do Centro de Sorocaba, além de ser um grande projeto de desenvolvimento urbano. Esse projeto será símbolo do que é possível se fazer nas grandes cidades, por meio de um bom planejamento urbano e projetos estruturados”, destacou.

A secretária de Governo, Samyra Toledo, explica que esse acordo de cooperação já vai agilizando todo o processo, até que seja efetivada a doação da área da União ao Município, o que deve acontecer em breve. O pedido já foi feito à Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), órgão do Ministério da Economia responsável pela gestão do Patrimônio da União, e os trâmites estão avançados.

Além do prefeito Rodrigo Manga, do vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, e do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sduh), Marcelo Cardinale Branco, participaram da solenidade os secretários municipais Samyra Toledo (Governo), Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária), Luiz Antonio Zamuner (Cultura), João Alberto Correia Maia (Gabinete Central), Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana), Douglas Moraes (Jurídico), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas) e Fernanda Burattini (Comunicação). Também estiveram presentes o subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Police Neto, o diretor executivo da AGEM, Leodir Ribeiro, a diretora de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da CDHU, Maria Claudia Pereira de Souza, a superintendente de Planejamento e Operações da CDHU, Monica Rossi, o assessor-chefe da equipe técnica da CDHU, Eduardo Trane, e o gerente do BNDES, Maurício Cardoso.