Mãe de paciente filma médica dormindo durante atendimento na UPH Zona Oeste
- 25/01/2019 às 13:43
- Atualizado 12/09/2022 às 13:43
Uma pediatra foi filmada dormindo enquanto realizava um atendimento na madrugada desta quinta-feira (25) na Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste. O rosto e o nome dela serão preservados pela reportagem, no entanto, um trecho do vídeo enviado mostra ela dormindo. Assista.
Segundo o pai da criança atendida, Fábio Timóteo Moreira, de 27 anos, ele e a esposa chegaram na unidade por volta das 23h, pois sua filha, de 3 anos, tinha febre e reclamava de dores para urinar. No primeiro atendimento, foi solicitado exame de sangue e de urina.
“Tinha muita gente, estava lotado, então o exame ficou pronto só por volta das 4h30. Minha esposa pegou o exame e levou para outra médica que estava na sala, mas ela dormiu enquanto analisava os exames”, conta o autônomo.
O vídeo todo tem mais de dois minutos. Durante quase um minuto, a médica dorme e chega a encostar a cabeça nas mãos, apoiadas na mesa. Quando acorda, volta a prestar o atendimento.
Resposta
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), informa que um processo administrativo será aberto para apurar o ocorrido. Além disso, a funcionária da Unidade Pré-Hospitalar Zona Oeste será convocada para prestar esclarecimentos. Vale ressaltar que médicos plantonistas de 12 horas devem ter condições que permitam pausas compensatórias e conforto para repouso, alimentação, higiene pessoal e necessidades fisiológicas.
Já o Sindicato dos Médicos de Sorocaba e Região (SIMESUL), declarou em nota que “os médicos como todas as pessoas têm necessidades físicas, entre elas o sono. Não são robôs. A privação do sono é infelizmente muito frequente em médicos, há varias estudos que comprovam isso. Pelo que a própria mãe diz o plantão estava conturbado e muitas pessoas foram atendidas antes e, ao que parece, o fato ocorreu de forma involuntária e não se configura de forma alguma uma desconsideração pelo paciente”.
Mensagem enviada pela médica:
A médica da UPH Zona Oeste, que tem o direito garantido por lei de não querer revelar o seu nome, já que sua imagem já foi indevidamente exposta nas redes sociais, está imensamente agradecida a todas, todas as pessoas que compreenderam o ocorrido e a defenderam.
Agradece as manifestações de Carinho, Empatia, Amor, Respeito, que vem recebendo e pede a Deus que abençoe a todos vocês Corajosos que se expuseram tão abertamente.
Pede desculpas aos pacientes, a todos os frequentadores da UPH Zona Oeste, a população de Sorocaba , a todos os queridos colegas, amigos e companheiros de trabalho (incansáveis): Médicos, Dentistas, Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares, Pessoal do Laboratório, RX, Recepção, Limpeza, Coordenadores, RH, Samu, Central de Regulação de Pacientes, Secretaria da Saúde. A toda essa imensa Equipe que faz o PA funcionar 24 horas por dia!
A médica agradece todo o amor recebido pessoalmente e por mensagens!!!
Porque é desse Amor que Vive a Medicina
Os Médicos
Os Pacientes
E o tão importante Relacionamento Medico Paciente!!!