E.M. Prof. Wanderlei Acca recebe o projeto “Histórias com a Mafralda”, fomentado pela LINC 2024
Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS - 05/11/2025 às 16:01
- Atualizado 05/11/2025 às 16:01
A E.M. “Professor Wanderlei Acca”, localizada na Vila Assis, na Zona Leste da cidade, recebeu, nesta quarta-feira (5), duas apresentações do projeto Histórias com a Mafralda, de autoria e responsabilidade de Júlio César Scandolo, proponente do trabalho fomentado pela Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba – LINC 2024. A atividade envolveu 257 crianças dos diferentes anos do Ensino Fundamental, proporcionando momentos de alegria, imaginação e aprendizado, por meio do teatro e da contação de histórias.
Durante as apresentações, as crianças vibraram com momentos especiais, como o aparecimento da boiaçu e da peteca, entre outros elementos cênicos que despertaram curiosidade e encantamento. Para a professora Luciane Nunes, a proposta “encantou e veio ao encontro do trabalho realizado com as narrativas indígenas”, como ela se referiu. A proposta também ajudou a fortalecer as práticas de leitura e valorização das culturas originárias do Brasil.
A professora Cristina Dorelli destacou que a apresentação dialogou diretamente com o projeto dos terceiros anos sobre a cultura indígena e o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), projeto do Sebrae em parceria com a Sedu, especialmente ao abordar a peteca como elemento simbólico do brincar e da nossa identidade cultural. “Foi muito importante a valorização da cultura indígena e dos brinquedos confeccionados com materiais diversificados nessa atividade”.
Enquanto a professora Maria do Carmo também contribuiu com seu relato. “Após o espetáculo, as crianças do 4º ano, em roda de conversa, demonstraram ter compreendido a temática apresentada, relacionando-a às aulas de História sobre as contribuições culturais dos povos indígenas, africanos e asiáticos. Elas entenderam o roteiro e ficaram muito felizes com essa compreensão”.
A ação cultural também reafirma o compromisso da escola em promover a educação intercultural, a valorização da diversidade e o diálogo entre arte, cultura e currículo, fortalecendo a implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) na rede municipal de ensino.