Governo Estadual parabeniza Urbes por engajamento na redução dos acidentes de trânsito

- 29/10/2018 às 18:53
- Atualizado 12/09/2022 às 18:53
O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito parabenizou a Secretaria de Acessibilidade e Mobilidade, através da Urbes – Trânsito e Transportes, pelo engajamento na redução de acidentes fatais nas vias municipais de Sorocaba em setembro.
Em setembro foi apontado um aumento de 3,4% de acidentes fatais no trânsito em todo o Estado de São Paulo, enquanto em Sorocaba, ocorreu uma redução de 14%.
“Gostaríamos de parabenizar a todos os envolvidos pelos esforços no município de Sorocaba, quanto a redução no número de óbitos em suas vias municipais. Acreditamos que, são as ações eficientes realizadas a principal causa deste resultado”, declara a Secretaria do Governo.
Responsável pela gestão do trânsito em Sorocaba, a Urbes promove durante todo o ano ações contínuas nas áreas de Educação para o Trânsito, Fiscalização e Engenharia de Tráfego. Com atividades educativas, pessoas de todas as idades são conscientizadas sobre a importância de respeitar as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, assim, garantir um trânsito mais humanizado e seguro.
Entretanto, apesar do reconhecimento, a Urbes não mede esforços e direciona os seus trabalhos considerando “meta zero óbitos” e se apoia na conscientização de toda a população para atingir estes resultados.
Com uma atuação exemplar, Sorocaba já atingiu a resolução da ONU estabelecida para o período de 2011 a 2020. Enquanto a meta é de redução de, no mínimo, 50% o número de vítimas no trânsito até 2020, Sorocaba já teve uma redução de 60% dos acidentes neste ano.
O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito
O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é um programa do Governo do Estado de São Paulo que visa a redução em 50% das mortes causadas por acidentes de trânsito em todo o Estado até o ano de 2020.
Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.