Região de Aparecidinha terá 250 cães e gatos castrados em mutirão

Mundo Pet 05 set / 2019 às 16:41

Os animais também receberão um microchip

A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) levará o Mutirão de Castração de cães e gatos à região de Aparecidinha nesta sexta-feira (6). A ação municipal beneficiará 250 animais de 17 bairros com a cirurgia, que será realizada numa unidade móvel estacionado no Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Todas as vagas foram preenchidas.

Organizada pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, a iniciativa tem como objetivo reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria de qualidade de vida dos animais domésticos. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem aproximadamente 200 mil cães e gatos.

Além de ser o método mais garantido para o controle populacional dos animais domésticos, a castração também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Os cães e gatos também recebem uma identificação por microchip, que permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip também vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

O mutirão vai abranger os seguintes bairros: Aparecidinha, Jardim Josane, Villa Amato, Jardim Monteiro, Topázio, Jardim das Flores, Residencial Nikkey, Mato Dentro, Monte Verde, Bom Jardim, Serrinha, Cristal, Recanto dos Aromas, Villa Alegro, Village Amato, Residencial Milano e Iporanga II.
Cuidados para a cirurgia

Para o procedimento, os tutores devem tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a ‘V8’.

Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Já os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança.

O Cras de Aparecidinha fica na rua do Terço, 100. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3202.8006.


Mais Notícias