Mutirão de Castração na região do Éden vai atender 450 animais até quinta-feira

Mundo Pet 03 set / 2019 às 14:45

O Mutirão de Castração de cães e gatos teve início nesta terça-feira (3) numa unidade móvel estacionada na Casa do Cidadão do Éden. Serão beneficiados no total 450 animais de moradores de diversos bairros da região até esta quinta-feira (5). Esse primeiro dia da ação contou com a presença do secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Maurício Tavares da Mota, e do vereador João Donizeti Silvestre, que foram conferir o trabalho e aproveitaram para conhecer o espaço onde são realizadas as cirurgias.

A iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente tem como objetivo reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria de qualidade de vida dos animais domésticos. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem aproximadamente 200 mil cães e gatos.

Além de ser o método mais garantido para o controle populacional dos animais domésticos, a castração também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Os cães e gatos também recebem uma identificação por microchip, que permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip também vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

A estrutura do mutirão conta com dois ônibus, sendo um utilizado na cirurgia e o outro no pós-cirúrgico. Além disso, tendas instaladas no local realizam a triagem. No total, 10 veterinários, 11 auxiliares e outras cinco pessoas dão suporte à ação.

De acordo com a Sema, as inscrições para o Mutirão de Castração ocorreram na semana passada e está atendendo moradores dos seguintes bairros: Éden, Cajuru, Jardim Boa Esperança, Vila Novo Éden, Jardim Portal do Éden, Jardim Jatobá, Jardim Alegria, Jardim Harmonia, Jardim Primavera, Jardim Amália, Jardim Copaíba, Jardim Turmalina, Jardim Itália, Jardim Carolina, Jardim Éden Ville, Jardim Paraíso, Jardim Regente, Jardim Lena e Jardim dos Pássaros.

Também estão sendo contemplados os bairros: Jardim Casagrande, Jardim das Azaleias, Jardim das Orquídeas, Jardim Nathália, Jardim Dona Tereza, Jardim Portobello, Residencial Campos do Conde, Jardim Iporanga I e Três Marias, Jardim Nilton Torres, Novo Cajuru, Vila dos Dálmatas, Maria dos Prazeres, Jardim Eliana, Villa Verona, Jardim dos Reis, Jardim Terras de Arieta, Jardim Virgínia e Jardim Ametista.
Cuidados para castrar os animais

Para o procedimento, as pessoas devem tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a ‘V8’.

Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança.

Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3202.8006. A Casa do Cidadão do Éden está localizada na rua Bonifácio de Oliveira Cassú, 80.


Mais Notícias