Parque da Biodiversidade tem novo horário de visitação

Parque da Biodiversidade tem novo horário de visitação Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 14/09/2016 às 15:56
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:56
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Os interessados poderão conhecer o espaço de quarta a sábado, de graça.

 

O Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade (PNMCBio) permanecerá aberto para visitação de quarta-feira a sábado, sempre das 10h às 15h. A iniciativa tem início já nesta quarta-feira (dia 14) e visa garantir o acesso da população à unidade de conservação, e divulgar a sua importância no que se refere à manutenção da biodiversidade do município.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), até então o atendimento no PNMCBio estava sendo realizado mediante agendamento para grupos organizados, ou sempre no terceiro sábado de cada mês para a população em geral.

A partir de agora, os interessados em conhecer o espaço ecológico podem comparecer ao local de quarta a sábado, sem fazer o agendamento prévio. Monitores da Educação Ambiental receberão os visitantes, trabalhando desde informações sobre a unidade de conservação até a biodiversidade existente no local.

Os visitantes também poderão fazer a trilha autoguiada na qual, por meio de placas educativas instaladas no Parque da Biodiversidade e de um guia impresso, recebem informações sobre o local e poderão conhecer um pouco mais sobre as espécies de plantas e animais existentes no espaço. Para a trilha é fundamental que o visitante esteja usando calça comprida e calçado fechado, como procedimento de segurança.

Para a realização das visitas monitoradas, que são direcionadas aos grupos de 15 a 40 pessoas, os interessados deverão preencher um formulário disponível no site da Secretaria do Meio Ambiente: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br. A confirmação da visita se dará mediante a disponibilidade da equipe para a data escolhida, e vai ocorrer sempre de quarta-feira a sábado.

 

Sobre o Parque

O Parque da Biodiversidade é a primeira unidade de conservação de Sorocaba. Com cerca de 60 hectares, situado numa região de floresta estacional semidecidual, com uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, é uma unidade de proteção integral, na categoria Parque Municipal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc).

Sua função principal é a de proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das Áreas de Proteção Permanente (APPs) dos afluentes do rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção.

O Parque de Biodiversidade também propicia o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, ações de educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.

O local ainda assegura a preservação de uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 espécies de animais e 63 arbóreas. Dentre os atrativos oferecidos pelo parque, os visitantes podem desfrutar de três trilhas interpretativas com temáticas, trajetos, distâncias e níveis de dificuldade.

O Parque de Biodiversidade está localizado na Avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Mais informações pelo telefone (15) 3238.2366.