Inscrição aberta para o Tour do Rio Sorocaba

Inscrição aberta para o Tour do Rio Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 15/07/2013 às 20:45
  • Atualizado 12/09/2022 às 20:45
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Num percurso de mais de 11 km, os participantes conhecerão aspectos históricos e ambientais sobre o rio e suas curiosidades

 

Estão abertas as inscrições para as pessoas interessadas em participar do “Tour do Rio Sorocaba”, que acontecerá dia 31 de julho das 8h30 às 12h. A atividade é gratuita e será realizada por meio de um micro-ônibus. Os interessados devem se inscrever das 8h às 17h pelo telefone 3219.2280 ou pessoalmente na Secretaria do Meio Ambiente, localizada na Rua Campos Salles, 850, em Pinheiros.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o objetivo da visita é sensibilizar os participantes com relação ao Rio Sorocaba, além de oferecer à população a oportunidade de conhecer os aspectos históricos e ambientais do Rio Sorocaba.
Partindo do Parque da Biquinha em um micro-ônibus logo pela manhã, os participantes vão percorrer um trecho que vai da Cachoeira da Chave, em Votorantim até a Estação de Tratamento de Esgoto S1, passando pela Cachoeira dos Guimarães, o prédio que já foi da Usina Cultural e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté.
Em cada parada os técnicos abordarão as questões ambientais e as curiosidades de locais como: Cachoeira da Chave, Votorantim: apreciação de cachoeira com águas limpas localizada muito próxima do centro de uma grande área urbana; Cachoeira dos Guimarães: informações sobre os obstáculos da subida dos peixes do rio para a desova. Na antiga Usina Cultural, é possível observar registros da maior enchente que Sorocaba sofreu, em janeiro de 1929.
No Parque das Águas os visitantes conhecerão a importância da várzea, o motivo das inundações no local em deteminadas épocas do ano e a estação elevatória do Saae. O passeio termina na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) S1 – a primeira unidade construída pela Prefeitura e responsável pelo tratamento de 40% do esgoto do município. No local, os visitantes conhecerão todo o processo de tratamento de esgoto em Sorocaba.