Sorocaba Refrescos celebra seu aniversário junto com o da cidade e investe mais de R$ 2,5 milhões nas comunidades da região
- 17/08/2022 às 15:56
- Atualizado 12/09/2022 às 15:56
Empresa investiu em projetos culturais, esportivos, de reciclagem e acesso à água, além na capacitação de jovens na região
De 2020 a 2022, período marcado pela pandemia de Covid-19, a Sorocaba Refrescos, franquia do Sistema Coca-Cola Brasil para Sorocaba e região, esteve empenhada em contribuir com a retomada das atividades da região e investiu mais de R$ 2,5 milhões em projetos culturais, esportivos, sociais, ambientais e de capacitação de jovens para o mercado de trabalho. O impacto destas iniciativas alcançaram mais de 370 mil pessoas em 45 municípios da área de atuação.
“Na semana do aniversário da cidade, também comemoramos os 47 anos da empresa, o que torna o momento propício para relembrar nossa presença e comprometimento com os 2,7 milhões de consumidores e 15 mil clientes que atendemos. A melhor forma de celebrar é estar cada vez mais próximos à comunidade com atitudes em prol da retomada da economia e redução das vulnerabilidades. E temos mais ainda por realizar”, afirma Cristiano Biagi, diretor-presidente da companhia.
Entre os projetos esportivos está o Pedala Tour, passeio ciclístico que acontece pela primeira vez na cidade no dia 21 de agosto, com um trajeto de 10 quilômetros. O evento conta com espaço para educação no trânsito e estimula a prática da atividade física para todos, visto que o uso de bicicletas e similares oferece qualidade de vida e está cada vez mais ganhando adeptos.
SUSTENTABILIDADE
A empresa é apoiadora do programa Reciclar Pelo Brasil, que tem como objetivo melhorar de forma efetiva os aspectos da reciclagem de materiais dentro dos novos conceitos de Economia Circular. O projeto conta com mais de 11 mil catadores e colaboradores por todo o Brasil.
Dentre as 233 cooperativas distribuídas em 161 cidades, que fazem parte do programa, está a ACAMAR, cooperativa que atinge um patamar de reciclagem de aproximadamente 30% de todo o lixo de Capão Bonito (130 Km de Sorocaba), cidade em que está instalada. Com o objetivo de ser referência em sua coleta seletiva e levar o projeto para outras cidades do país, a empresa conta com 40 cooperados trabalhando diariamente.
PRESENÇA NA COMUNIDADE
Além de todas essas iniciativas, a empresa mantém, há mais de uma década, o Coletivo Jovem, programa que conecta jovens de 16 a 25 anos em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. A capacitação gratuita e 100% online ocorre por meio de videoaulas curtas e objetivas e formou 1,5 mil jovens entre 2020 e 2021. Nos investimentos de cultura, a empresa apoiou o Cine Boa Praça, projeto de cinema itinerante que favorece a democratização do acesso às artes por meio da exibição gratuita de filmes em bairros com pouco ou nenhum acesso ao entretenimento, levando cultura e entretenimento para a população, promovendo integração social, estimulando a interação e a reflexão sobre temas relevantes da atualidade.
“Queremos ser parte da solução nas atividades da comunidade, seja na pandemia ou em momentos econômicos desafiadores. A Sorocaba Refrescos sempre teve um olhar especial para as questões sociais da região e continua com esse propósito”, finaliza Cristiano.
Sobre a Sorocaba Refrescos
Um dos primeiros fabricantes do sistema Coca-Cola Brasil no país, a Sorocaba Refrescos atua há mais de 45 anos, com excelência e foco em inovação, para gerar resultados sustentáveis. A empresa está presente em 60 municípios do interior paulista, e atende mais de 12 mil clientes. Com compromisso e paixão por suas marcas, mantém um rigoroso controle de qualidade em seus processos para a produção de 200 milhões de litros de bebidas por ano. Seu portfólio de mais de 120 produtos atende a 2,5 milhões de consumidores, com opções para qualquer ocasião. Valorizando o potencial humano e o respeito ao meio ambiente, a Sorocaba Refrescos é certificada pelas normas ISO 9001 – Qualidade, ISO 14001 – Meio Ambiente, ISO 45001 – Saúde e Segurança e FSSC 22000 – Segurança dos Alimentos. Atualmente, conta com mais de 1,2 mil colaboradores diretos e indiretos.
Sobre a Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em nove segmentos — refrigerantes, sucos, lácteos, bebidas vegetais, água, águas especiais, água de coco, bebidas esportivas e chás — com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 57,2 mil funcionários, gerando cerca de 500 mil empregos indiretos. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de ajudar a coletar e reciclar o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.