Sorocaba ocupa a 18ª posição no país entre as cidades com maior número de carros nas ruas
São 519.915 carros, motos e ônibus, entre outros tipos de automóveis, para 738 mil habitantes.

- 15/08/2023 às 11:59
- Atualizado 15/08/2023 às 11:59
Dos mais de 5 mil municípios do País, Sorocaba ocupa a 18ª posição entre os que possuem maior número de automóveis, segundo dados do Denatran e também do Ministério da Infraestrutura. Para se ter ideia, a cidade possui atualmente, em média, um veículo para cada 1,4 habitante. São 519.915 carros, motos e ônibus, entre outros tipos de automóveis, para 738 mil habitantes -- conforme estimativa do IBGE no mesmo período. São números expressivos. Mais carros nas ruas provoca reflexos no trânsito, com congestionamentos e lentidão nos horários de pico. Mas por trás desses dados há pessoas, ou melhor, motoristas. Nesses 369 anos da cidade, diante de um crescimento acelerado, o Z Norte foi ouvir os motoristas para ver o que pensam do trânsito da cidade. Qual o desafio para a administração municipal preparando para o futuro. E uma polêmica, que não é de hoje, atravessa fronteiras sendo comentários até mesmo de quem é de fora da cidade: a de que o sorocabano, além de ruim no volante desrespeita as legislações de trânsito constantemente e citam dois exemplos considerados clássicos: não dar seta e andar devagar na faixa do lado esquerdo da via.
De acordo com o levantamento, a cidade possui atualmente um total de 519.915 veículos. Desse total, 325.867 são automóveis, 8252 são caminhões, 1.736 ônibus e 94.378 motocicletas. Na comparação com a frota existente em dezembro de 2019, por exemplo, houve um aumento de 5,41%, ou seja, 26.705 veículos a mais circulando nas ruas do município nos três últimos anos.
Atrás desses números há aqueles que dirigem os automóveis e pilotam as motocicletas. E, a fama dos sorocabanos nesse sentido não é lá das melhores. A polêmica é de que os motoristas não dão seta, não dão passagem nos cruzamentos, andam com velocidade reduzida na faixa da esquerda, voltada para os veículos que estão com velocidade maior, entre várias outras.
“Basta andar pelas ruas para ver o comportamento do sorocabano no trânsito. A impressão que tenho é que ele (motorista) pensa que a via é só dele e, por isso, não dá seta, não dá preferência, entre outras coisas”, disse o aposentado Reginaldo Fogaça, de 68 anos.
A mesma opinião é compartilhada pela fonoaudióloga Cassia Alvarenga, de 36 anos. Para ela, além de investimentos por parte do Poder Público, o sorocabano tem que fazer a sua parte no volante. “Sorocaba tem que se preparar para o futuro. Eu tento conciliar, usando carro em algumas situações e o transporte coletivo em outras. Além disso, gentileza gera gentileza. A fama do sorocabano no trânsito é ruim. Temos que mudar isso. Por outro lado, o Poder Público tem que investir em novas vias, rotas alternativas...”, opinou.
“Sorocaba é uma cidade maravilhosa. As vias são bem conservadas, mas acho que falta cordialidade em nosso trânsito e o respeito à legislação. Pense? Nós sorocabanos temos a fama de não darmos seta ao entrar numa via! E é a pura verdade! Agora, quando falamos em aumento da frota, é preciso que Sorocaba seja pensada desde já para o futuro. Caso contrário será difícil ainda mais dirigir nessa cidade” completou o professor José Roque de Almeida, de 46 anos.
“Sorocaba Tem Pressa”
A Prefeitura de Sorocaba tem investido em obras de mobilidade no sentido de melhorar o trânsito nas vias onde o fluxo de veículos registra movimento intenso e até congestionamentos. Denominado “Sorocaba Tem Pressa”, o programa municipal de mobilidade urbana. Ao todo, são mais de 30 obras de mobilidade urbana previstas no programa para serem executadas até 2024, que vão impactar positivamente na qualidade de vida de todos os sorocabanos. Nesse grande pacote, estão previstas obras em todas as regiões da cidade. Em andamento, já estão, por exemplo: obras de drenagem e pavimentação de vias no Jardim Jacutinga; pavimentação da rua Augusto Lippel; a ligação da avenida Mário Campolim com a rua Romeu do Nascimento; a duplicação da avenida Pereira da Fonseca e a pavimentação da rua Prof. João Franco de Almeida Filho; a requalificação asfáltica dos bairros Jardim do Paço e Jardim Paulista, pavimentação e ampliação da avenida General Motors, assim como da assim como das vias por onde circulam os ônibus que alimentam o BRT (Bus Rapid Transit).
Além das obras do “Sorocaba Tem Pressa” estão previstas, ao todo, 18 obras de interligações entre bairros, como forma de dar mais fluidez ao trânsito nos principais corredores viários da cidade, além da construção da marginal direita do rio Sorocaba entre a alameda Batatais e a rua Padre Madureira, atualmente em processo avançado de licitação, segundo a Prefeitura.