Sorocaba ganhará réplica do Demoiselle, último e mais avançado modelo de aeronave construído por Santos Dumont

Sorocaba ganhará réplica do Demoiselle, último e mais avançado modelo de aeronave construído por Santos Dumont Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 12/08/2016 às 18:34
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:34
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Alberto Santos Dumont, o pai da aviação, tem uma relação estreita e íntima com Sorocaba, cidade que foi seu local de repouso e  citada até em seu testamento. Na cidade, as lembranças mais fortes de Humberto Santos Dumont estão no nome da avenida que leva seu nome, na região da Vila Angélica, e uma réplica do 14 Bis, instalada em 2010 em um dos extremos da via, próximo a entrada do saguão de embarque do aeroporto estadual de Sorocaba Bertram Luiz Leopolz. Em homenagem a essa relação e a um dos maiores heróis brasileiros de todos os tempos, a cidade ganhará também a réplica do Demoiselle, último e mais avançado modelo produzido por Dumont.

O trabalho será feito pelos mesmos idealizadores do 14 Bis, entre eles o historiador Emanuel Rodrigues. “Essa ideia surgiu já na construção da réplica do 14 Bis. De 2018 para 2019, que começa a contar o centenário do Demoiselle, que foi a última invenção do Santos Dumont, número 19”, explica.

Conforme o projeto, que é baseado no original, a aeronave terá 6,2 metros de cumprimento, 2,4 metros de altura e a largura passará de 10 metros. Ainda sobre as características, o modelo terá motorização de dois cilindros horizontais opostos de 25 cavalos e 110 quilos.

No outro extremo da Avenida Santos Dumont, a ideia é construir um monumento réplica de Ícaro, que faz parte da mitologia grega e que está acima do túmulo onde descansa o corpo de Santos Dumont.

A previsão é que os monumentos sejam entregues até 2018. “Todos estamos sentindo os problemas financeiros”, diz Emanuel, que não conta com ajuda financeira com o poder público. “É um presente para Sorocaba este anúncio, mas é um trabalho que vem sendo desenvolvido em longa data”, explica. Todo o projeto contará com o apoio do empresário aeroviário Marcos Valdir Dias. Uma das maiores preocupações com relação ao monumento a Ícaro é com relação ao trânsito do local.

A dupla ainda pretende construir um Centro Cultural em memória de Santos Dumont. A idéia é construí-lo em frente ao terminal aeroviário de Sorocaba. “Estamos trabalhando em cima disso. Precisamos, além de dinheiro, tempo e dedicação. Queremos deixar essa cidade mais cultural. E quando falamos de Santos Dumont, nós temos que relembrar que é a cultura nacional que estamos preservando”, diz, que se diz um dos amigos de Santos Dumont. 

 

Em Sorocaba

Uma das visitas de Santos Dumont em Sorocaba ocorreu em 7 de setembro de 1931, quando esteve hospedado na Fazenda Santa Maria, que pertencia a Ramos Azevedo. Foi quando Santos Dumont fez seu testamento, que está registrado em um dos cartórios da cidade. Hoje a fazendo pertence a família de Antonio Ermírio de Moraes. “Nós precisamos cada vez mais perpetuar a memória do “Pai da Aviação”. Ele será sempre importante para a nossa história”, termina Emanuel, que se interessa pela história de Santos Dumont desde criança.