Sorocaba estabelece vínculo de cidade-irmã com Assunção, capital do Paraguai
Lei de autoria do vereador Luis Santos cria bases institucionais para futuras parcerias e projetos de interesse comum entre os dois municípios
Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação - 15/01/2026 às 14:18
- Atualizado 15/01/2026 às 14:18
Sorocaba e Assunção, capital do Paraguai, passam a ser oficialmente reconhecidas como cidades-irmãs. É o que estabelece a Lei nº 13.413, de 8 de janeiro de 2026, de autoria do vereador Luis Santos (Republicanos), presidente da Câmara Municipal, publicada no Jornal do Município.
A norma formaliza o vínculo institucional entre os dois municípios e autoriza o Poder Executivo a firmar acordos, convênios e programas de cooperação técnica. O intercâmbio poderá abranger áreas como ciência, ações sociais, meio ambiente, cultura, esporte e comércio.
A iniciativa tem como objetivo estimular a troca de experiências administrativas, o fortalecimento de laços culturais e a ampliação de oportunidades educacionais, turísticas e econômicas. Assunção é um importante centro político e econômico da América do Sul, enquanto Sorocaba se destaca como polo industrial, tecnológico e educacional do interior paulista.
Com a nova lei, Sorocaba amplia sua atuação no campo das relações internacionais municipais, criando bases institucionais para futuras parcerias e projetos de interesse comum entre as duas cidades.