Sonho vira pesadelo e prédios abandonados causam preocupação no Jardim Betânia

- 19/08/2016 às 19:28
- Atualizado 12/09/2022 às 19:28
O sonho que virou um pesadelo. Assim pode ser denominada a obra parada do que seria o residencial Life Norte, onde estão localizados os prédios (inacabados) mais altos da região da Avenida Ipanema. São dezenas de apartamentos esperando um morador, mas antes esperam uma decisão da justiça. Ocorre que o problema, que já é uma grande dor de cabeça para quem confiou e comprou imóvel, também se transformou em incômodo para moradores do bairro Jardim Betânia, cujo bairro o empreendimento está localizado.
Uso de droga e a presença constante de pessoas estranhas não é raro no local. “A gente houve barulho, principalmente nos finais de semana. Aí tem gritaria, risadas, fora que o pessoal já viu gente usando droga lá dentro”, explica Ana Nazeth, que mora em uma das ruas nas proximidades do empreendimento. “Chegou depois das 23h. Tenho que descer do ônibus e passar por um lugar que quase não tem muito movimento nesse horário. É muito perigoso. A gente nunca sabe o que está atrás desses muros”, explica.
No local, há quatro torres que estão sendo construídas desde 2013. Os prédios possuem mais de dez pisos cada e estariam prestes a entrar na fase de acabamento, quando foram praticamente abandonados. Segundo a vizinhança, materiais do local foram furtados. “Faz 52 anos que moro aqui. Vi esse bairro e a Zona Norte crescer. Quando mudei aqui, a (Avenida) Ipanema era a estrada Sorocaba-Porto Feliz. Nem asfalto tinha”, explica uma moradora que pediu para não ser identificada. “Era muito tranquilo aqui, mas isso muito antigamente. Agora, não dá para arriscar muito. Com esses prédios aí, as coisas complicaram ainda mais. Era um terreno grande, tinha uma praça, aí começaram a fazer esse prédios. Eu achei que seria bom para o bairro, mas foi pior. Virou refúgio de marginais”, diz.
Muitas pessoas do bairro ainda chamam o local de Praça Neide Lopes.
A reportagem esteve no local. Como era dia, nenhum problema reclamado pelos moradores do bairro foi constatado. Porém, o abandono do local é nítido. Há mato, lixo, construções de madeira que serviam, aparentemente, para abrigar materiais da obra, estão destruídos.
Local particular
Como o local é particular, a reportagem tentou contato com a empresa que iniciou as obras do prédio. No entanto, ninguém da Framing Construções e Incorporações Ltda, que é sucessora da La Rioja Construções, foi encontrado para comentar a situação. A La Rioja também foi procurada, mas ninguém retornou aos nossos contatos.
Fabio Harder, que é responsável pela associação dos compradores do local afirmou na tarde desta quinta-feira (18) que tenta manter o local em ordem, inclusive chegou a contratar seguranças para a obra. Conforme ele, o caso está na justiça e espera-se que seja dada posse dos apartamentos aos seus compradores. Ele ainda informou que a empresa que iniciou as operações não existe mais e que quem quiser entrar em contato, incluindo os moradores do Betânia, podem ligar para 99662-3050.