Sintea realiza Virada Inclusiva com 1ª edição do Show de Talentos neste sábado (6)

Sintea realiza Virada Inclusiva com 1ª edição do Show de Talentos neste sábado (6) Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 08/12/2025 às 10:03
  • Atualizado 08/12/2025 às 10:03
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A manhã deste sábado (6) foi de alegria e integração para os munícipes que passavam pela Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro da cidade. Isso porque, a Secretaria da Inclusão e Transtorno do Espectro Autista (Sintea) realizou o evento Virada Cultural com a 1ª edição do Show de Talentos em celebração aos 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

Promovida em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a programação contou com apresentações dos PCDs em um espaço acolhedor que proporcionou a cada um a oportunidade de mostrar sua arte em diferentes expressões, como a dança e a música.

O coordenador de Atenção à pessoa com deficiência, Jesiel Pontes de Oliveira, participou da Virada Cultural e ressaltou a importância de dar visibilidade à LBI. “Pela primeira vez vamos presenciar artistas com deficiência comemorando 10 anos de uma lei importantíssima. Esse movimento, promovido pelo Sintea, nos auxilia na oferta de suporte ao público PCD e sua integração na sociedade”, disse.

 

Esta edição do Show de Talentos contou com apresentações de fantoche, rap, dança e música sertaneja. Entre os participantes estava Mc Parça, que é cadeirante e cantou raps superação, aproveitando o momento para deixar uma mensagem de reflexão ao público. “Hoje nós estamos aqui para nos divertir e é uma honra participar deste dia de celebração. Superação é uma jornada coletiva, todos temos o que aprender e ensinar. Com a arte descobrimos nosso verdadeiro potencial e como sociedade estamos aprendendo que a inclusão não é só sobre dar oportunidades mas, também respeitar”, destacou.

O grupo Felicidade Down, projeto social de Sorocaba focado no desenvolvimento da autonomia de pessoas com Síndrome de Down, esteve presente para uma apresentação de dança com a temática cabaré. Tomás André Santos, fundador e dirigente do grupo acompanhou o evento e enalteceu o trabalho desenvolvido com os participantes. “Trabalhamos pela inclusão dos Down tanto em ambientes de trabalho quanto no meio social. Nós os incentivamos a viverem a vida da maneira mais plena possível, amadurecendo e aproveitando oportunidades”, ressaltou.