Secretaria da Mulher realiza segundo encontro do Projeto Pérolas, no Parque da Biquinha

Secretaria da Mulher realiza segundo encontro do Projeto Pérolas, no Parque da Biquinha Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 15/09/2025 às 14:32
  • Atualizado 15/09/2025 às 14:32
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Projeto Pérolas foi criado pela Semul com o propósito de oferecer um espaço institucional de escuta, cuidado e reconstrução para as mães que enfrentam a dor da perda. A proposta inclui atendimentos individuais, rodas de conversa, oficinas terapêuticas e atividades de fortalecimento coletivo, conduzidas por equipe especializada e sensível ao tema. Na última sexta-feira (12), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Mulher (Semul), realizou o segundo encontro desse projeto, desta vez no Parque da Biquinha, localizado no Jardim Emília. O local escolhido reúne quietude e natureza, tornando-se o palco ideal para um encontro voltado a um tema tão delicado.

Com a participação da secretária da Mulher, Rosangela Perecini, da psicóloga Keren Amaral, especializada no atendimento clínico de mulheres que passaram pelo luto materno; da idealizadora do projeto “Lágrimas de Amor”, Karla Cristina Lourenço; e da assistente social da Ofebas, empresa parceira dessa iniciativa, Luci Silva, a ação reuniu um grupo de aproximadamente 20 mulheres.

“A gente nem precisa sentir a dor do outro para demonstrar empatia e oferecer acolhimento para essas mulheres, que levam consigo uma dor que, muitas vezes, elas não têm como expressar. Queremos deixar claro que aqui, nessas reuniões, elas não serão julgadas e que podem se abrir à medida que elas se sintam à vontade para isso”, afirmou a secretária da Mulher, Rosangela Perecini.

“Aqui as participantes têm a oportunidade de acessar os seus sentimentos, da maneira que for mais confortável para cada uma. Pode ser por uma escrita, um desenho, uma pintura, enfim, como elas se sentirem melhor em fazer”, acrescentou Keren.

Ao longo do encontro, muitas relataram sobre suas dificuldades de viver o luto no dia a dia e conseguir conciliar esse sentimento com seus outros papéis de vida, seja como filha, tia, profissional ou mãe de outros filhos. Até mesmo o choro sincero, por uma dor insuportável, costuma ser reprimido. A mulher tende a ser julgada de todas as formas, até mesmo caso se mostre “forte demais” ou, da mesma forma, se demostrar sua dificuldade em superar o luto por um período “longo demais”.

A proposta do Projeto Pérolas, portanto, tem como proposta liberar essas mulheres para expressarem exatamente o que sentem, distante da preocupação em se sentir avaliada. “Nosso intuito é promover o resgate de momentos que ajudem a lidar com a situação ao longo do tempo. Independentemente do tempo que aconteceu a perda, da idade do filho ou filha, sabemos que este é um sentimento que não se apaga dentro do peito dessas mães que, em sua rotina, muitas vezes, sofrem sozinhas ou mesmo escondidas das outras pessoas, até mesmo das mais próximas e da família”, conclui Keren.

A Secretaria da Mulher pretende realizar esses encontros mensalmente, abrindo a possibilidade para que mais mulheres que vivem situação semelhante possam participar. A Secretaria da Mulher está localizada na Av. Ruldolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelo telefone (15) 3218-6129.