Jornalista registra Boletim de Ocorrência contra vereador de Araçoiaba da Serra por agressão física e verbal

Saiba tudo o que aconteceu!

Jornalista registra Boletim de Ocorrência contra vereador de Araçoiaba da Serra por agressão física e verbal Imagem por Reprodução do Vídeo e Texto por Redação / Jornal Z Norte
  • 10/09/2025 às 20:06
  • Atualizado 10/09/2025 às 20:06
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Na última segunda-feira (08), um jornalista do Portal Giro Sorocaba, registrou um Boletim de Ocorrência denunciando uma suposta agressão física e verbal contra o vereador de Araçoiaba da Serra, Oswaldo Elias da Silva Júnior (Juninho da Farmácia - PSD), ocorrido durante a sessão da Câmara Municipal.

Segundo consta no Boletim de Ocorrência, o jornalista estava exercendo seu trabalhado na Câmara Municipal, filmando a sessão e em dado momento, após o encerramento da sessão, enquanto guardava seus aparelhos, o vereador Oswaldo Elias Da Silva Junior começou a proferir xingamentos a vítima, bem como ao Portal de notícias que este trabalha, e após veio chutar a mão da vítima que efetuava as gravações do ocorrido. Ainda segundo o B.O., a vítima relatou que o vereador precisou ser contido por demais presentes no local, devido ao comportamento agressivo que este apresentou.

Portal Giro Sorocaba

Questionado pela redação do Jornal Z Norte, o empresário Jorge Toti, mandou uma nota relatando a sua versão do assunto, que publicamos na íntegra:

“Na noite desta segunda-feira (08), eu, Jorge Toti, juntamente com o Rodrigo Varanda, integrante da equipe do portal Giro Sorocaba, estávamos, como de costume, realizando a cobertura da sessão da Câmara Municipal de Araçoiaba da Serra.

Como é prática do nosso trabalho, levamos aos vereadores as perguntas encaminhadas pela população à nossa redação, já que os parlamentares não possuem gabinetes nem acesso facilitado para os munícipes. Entre as principais cobranças, destacamos a falta de água na cidade, problema que há anos castiga os moradores, muitos deles relatando passar dois a três dias sem abastecimento em suas casas.

No encerramento da sessão, questionamos os vereadores:

“A população está perguntando e não aguenta mais a falta de água. O que está sendo feito pela Prefeitura? E o que está sendo feito em relação à fiscalização por parte dos vereadores?”

Neste momento, o vereador Juninho da Farmácia se dirigiu até o jornalista Rodrigo Varanda e o agrediu com um chute, na tentativa de arrancar o celular de suas mãos. Toda a cena foi registrada em vídeo, comprovando a agressão física cometida pelo parlamentar. Em seguida, os demais vereadores da Casa Legislativa, em vez de garantir a liberdade de imprensa, expulsaram nossa equipe do plenário.

O portal Giro Sorocaba repudia veementemente este tipo de atitude, que além de violenta, representa um ato de censura contra a imprensa e contra a própria população, que tem o direito de cobrar dos seus representantes respostas claras e objetivas. Lembramos que vereadores são funcionários eletivos, escolhidos pelo povo, e têm o dever de prestar contas de suas ações."

 

O que diz o Vereador Juninho da Farmácia (PSD)

Questionado pela nossa reportagem, o vereador via whats, limitou-se a dizer que “Agradeço pelo contato, mas gostaria de deixar as coisas como estão. Muito obrigado pela atenção”.

 

O que diz a Câmara Municipal

Questionado pela nossa reportagem, o Presidente da Câmara Municipal, Beto Rolim (PL), respondeu que “Estamos apurando os fatos antes de adotar qualquer medida. Tenho a informação que já foi feito um boletim de ocorrência e assim que apurado os fatos tomaremos a medidas cabíveis, reforçando que todas as versões serão apuradas”.