Secretaria da Mulher realiza edição especial da oficina gratuita de bolos do mês das crianças

Secretaria da Mulher realiza edição especial da oficina gratuita de bolos do mês das crianças Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 11/10/2025 às 10:26
  • Atualizado 11/10/2025 às 10:26
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto Vida de Confeiteira, realizou mais uma oficina gratuita de bolos. A quarta edição do curso aconteceu no Instituto Ilumine, na Vila Barão Sorocaba. Em referência ao Dia da Criança, a oficina reuniu um grupo de 52 crianças, com a proposta de confeitarem livremente cupcakes de baunilha e chocolate.

O objetivo foi proporcionar aos participantes mirins uma experiência diferente na qual eles puderam exercitar sua criatividade, interagir com outras crianças e realizar uma atividade inspiradora, ainda, podendo degustar depois o resultado das suas experiências.

“Nosso intuito foi oferecer para as crianças, um momento especial, proporcionando alegria e também a possibilidade de vislumbrar uma atividade que pode chamativa para elas desenvolverem futuramente, tornando-se uma opção de carreira profissional”, afirmou a secretária da Mulher, Rosangela Perecini. “Além disso, nesta ação procuramos reforçar, por meio de uma palestra com as crianças, a ideia de igualdade de gêneros, pois tanto meninas, bem como os meninos, podem cozinhar e adquirir conhecimentos no campo da culinária. Esta é uma possibilidade aberta a todos”, completou.

Angélica Hubner, do Instituto Vida Confeiteira, a instrutora do curso, falou como foi a proposta dessa atividade: “O Instituto Videira é voltado ao apoio à família. Então, como estamos no mês das crianças, pensamos em fazer uma ação especial para elas. Trouxemos os cupcakes prontos para serem decorados. Mas, antes, falamos sobre sonhos, sobre arte e nossa proposta é que fizessem uma arte comestível. E não foi só isso. Vimos que a maioria delas se preocupou com o outro, em ajudar, em dividir o material que fornecemos, em compartilhar os confeitos. Também foi uma atividade diferente. Algo que muitas já viram na TV e, desta vez, foi a oportunidade delas fazerem”, contou Angélica.

Alice, de sete anos, foi uma das participantes e conta que adorou. “Nunca fiz isso antes. Foi muito lega e também achei fácil de fazer, muito bom!”. Henrique, de 11 anos, também aprovou a novidade. “Não foi difícil, foi médio (risos). E, antes mesmo de provar, o cheiro estava muito bom.” Yan, de nove anos, nem ficou em dúvida sobre o melhor sabor: “Muito gostoso o de sabor chocolate! Achei fácil de fazer. Eu já tinha feito outra vez, mas esse, de chocolate, é com certeza o meu preferido”, afirmou o menino.

Maria Cléia Santos Souza ficou responsável por organizar a participação das crianças nesta ação, e fala sobre sua importância. “A expectativa para participar foi muito grande. E, por ser a semana da criança, quando as escolas preparam ações sociais, elas chegaram aqui fantasiadas e muitas também com o chamado ‘cabelo maluco’. Percebemos também que alguns já gostam dessa área, de culinária. E ficaram mais curiosas, perguntando como funciona. A ação, além de despertar a curiosidade delas, abre uma perspectiva para o futuro”, ela destaca.