Secretaria da Mulher inicia ação mensal do “Mercado Solidário” com entrega de alimentos para famílias em vulnerabilidade social

Secretaria da Mulher inicia ação mensal do “Mercado Solidário” com entrega de alimentos para famílias em vulnerabilidade social Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 04/08/2025 às 12:54
  • Atualizado 04/08/2025 às 12:54
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba passa a oferecer, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), a ação mensal do programa “Mercado Solidário” para mulheres em situação de vulnerabilidade social, toda primeira sexta-feira do mês. Participaram desta primeira edição fixa do Mercado Solidário aproximadamente 500 famílias, na última sexta-feira (1º).

Foram oferecidos itens básicos para o cotidiano das famílias, incluindo, desde produtos alimentícios até itens de higiene pessoal e de limpeza para a casa, que farão a diferença no dia a dia. A ideia era que as próprios moradoras pudessem escolher os itens, podendo levar para casa, sem custo algum, os produtos que mais agradassem e atendessem às necessidades de suas famílias, como arroz, feijão, macarrão, sabonete, creme dental, entre outros.

Também nesse dia, o Sine Móvel, unidade itinerante do Sine Municipal de Sorocaba, ligado à Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), atendeu o público interessado em buscar oportunidades no mercado de trabalho. Outro serviço que esteve disponível, no local, foi o Ônibus Rosa, da Secretaria da Saúde (SES), com serviços voltados à saúde da mulher.

“Nesta iniciativa continuamos atendendo a população sorocabana e proporcionando às famílias, muitas delas lideradas por mulheres, o apoio e a dignidade de poder escolher e levar para a casa aquilo que mais precisam”, disse a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Sirlange Frate Maganhato.

“Trata-se de uma ação importante, que facilita ainda mais o acesso do público atendido pela Secretaria da Mulheres a produtos de primeira necessidade, o que contribui para desafogar o orçamento familiar e proporcionar mais segurança alimentar às famílias”, completa a secretária da Mulher, Rosângela Perecini.

Também estiveram presentes o prefeito Rodrigo Manga; a secretária da Cidadania (Secid), Ana Cláudia Fauaz; o secretário da Sert, Péricles Régis; o secretário da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Sérgio Barreto; o secretário da Educação (Sedu), Clayton Lustosa; o secretário da Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini; o secretário do Gabinete Central e ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; além do vereador Rogério Marques.

A próxima inscrição para as mulheres que queiram participar será a partir do dia 20 de agosto, sendo que a data prevista para o próximo Mercado Solidário é o dia 5 de setembro. Para participar, basta se inscrever pelo link: https://agenda-eventos.sorocaba.sp.gov.br/mercado-solidario-mulher/. Podem participar moradoras de Sorocaba que possuam o Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal.

A Secretaria da Mulher está localizada na Avenida Rudolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 99772-6431 ou pelo e-mail: semul@sorocaba.sp.gov.br.