Rodrigo Manga visita Fundação Casa e negocia parceria com a Câmara

- 22/01/2018 às 16:38
- Atualizado 12/09/2022 às 16:38
O presidente do Legislativo de Sorocaba e o diretor da unidade 3 desse centro de reabilitação de adolescentes infratores sinalizam a realização de ações conjuntas voltadas à ressocialização dos internos
O presidente da Câmara de Sorocaba, Rodrigo Manga (DEM), visitou as instalações do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente de Sorocaba (Fundação Casa Sorocaba 3), para conhecer o local e viabilizar uma parceira entre essa instituição e o Legislativo local. O objetivo é promover ações conjuntas, em caráter piloto, voltadas à ressocialização dos adolescentes infratores.
“A grande maioria dos custodiados nessa unidade tem relação com o uso ou tráfico de drogas. E, diante do meu trabalho de apoio ao dependente químico, mais a iniciativa da direção da Fundação Casa em reabilitar esse público, nasceu essa ideia de tentar aproximar as partes e potencializar a ajuda”, frisa Manga.
O vereador foi recebido pelo diretor da Fundação Casa Sorocaba 3, Moisés Adriano Martins, e por uma equipe de profissionais que atuam na unidade. “Além da Câmara, vamos buscar outros parceiros da iniciativa público e privada, para mais ações e apoio ao nosso trabalho, que é aumentar a autoestima dos adolescentes e torná-los pessoas melhores, para que fiquem livres das drogas quando deixarem a unidade. Queremos depois expandir essas parcerias”, aponta Moisés.
Segundo Manga, a intenção é utilizar a estrutura da Escola do Legislativo para a oferta de capacitação aos adolescentes infratores. “Ainda poderiam conhecer o dia a dia do legislativo, seja acompanhando sessões, visitando gabinetes, e participando de palestras”, complementa o presidente da Câmara.
Nessas parcerias, a Fundação Casa pretende busca doações de materiais para serem utilizados nas atividades de reeducação dos adolescentes, sobretudo, sociais e esportivas. “Por exemplo, precisamos de materiais, como bolas, tênis e uniformes. A atividade esportiva é um diferencial que ajuda a trabalhar o emocional do jovem”, cita Moisés.
Outro ponto é fomentar parcerias para atender o jovem após ele deixar a Fundação Casa, de forma que ele tenha condições de ingressar no mercado de trabalho, desenvolvendo suas habilidades e sues dons. “Seria praticamente continuar o trabalho que hoje é feito dentro dessa instituição”, complementa Manga.
A unidade – A Fundação Casa Sorocaba tem três unidades autônomas. O complexo de número 3 abriga atualmente cerca de 95 adolescentes infratores, todos do sexo masculino e com idades de 16 a 21 anos, e atende a 21 cidades da região de Sorocaba. Em média, 25% dos internos são sorocabanos. A capacidade máxima é para 110 internos. A unidade está localizada na Avenida Doutor Antônio Souza Netto, S/N, no bairro de Aparecidinha.
A Fundação CASA está vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, tem a missão de aplicar medidas socioeducativas, seja dede privação de liberdade (internação) ou semiliberdade, de acordo com as diretrizes e normas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).