Requalificação viária no Jardim Magnólia recebe plantio de 200 mudas de árvores nativas em áreas verdes

Requalificação viária no Jardim Magnólia recebe plantio de 200 mudas de árvores nativas em áreas verdes Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 28/02/2023 às 19:42
  • Atualizado 28/02/2023 às 19:42
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead), da Secretaria do Meio-ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo),  iniciou, na segunda-feira (27), o plantio de 200 mudas de árvores nativas no bairro Jardim Magnólias. A arborização faz parte das obras de requalificação viária, que estão sendo executadas na região pela empresa contratada Céu Azul Terraplanagem e Pavimentadora Ltda.

O plantio de mudas está ocorrendo nas áreas verdes do bairro, iniciando na Rua Cesarpino Pires dos Santos até a Rua Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha. Entre os locais, estão as Praças Nelo Barbieri e João V. Arzzera, além do passeio no entorno do campo de futebol, localizado na Rua Joaquim Gonçalves Gomide.

Para o plantio das 200 mudas de árvores, foram utilizadas 24 espécies nativas da região, entre elas os ipês roxo (Tabebuia heptaphylla), branco (Tabebuia roseoalba) e amarelo (Handroanthus albus), a pata-de-vaca (Bauhinia forficata) e a jacarandá-caroba (Jacaranda caroba), além das frutíferas araçá amarelo (Psidium cattleyanum) e roxo (Psidium myrtoides), ingás do brejo (Inga vera) e mirim (Inga laurina).

“Além da requalificação viária, é muito importante planejar toda a arborização no entorno da obra, garantindo qualidade de vida, ar puro e belas paisagens a todos que passam pelo local, diariamente”, ressalta a coordenadora do CADI, Jessica Pedrosa.

As obras de requalificação viária no Jardim Magnólia contemplam o recapeamento e a reciclagem do pavimento, a implantação de iluminação com tecnologia de LED, mais a ação de arborização. A iniciativa integra o programa municipal “Sorocaba tem Pressa” e é viabilizada por meio de financiamento junto ao New Development Bank (NDB), sanando uma demanda antiga dos moradores dessa região da cidade.