Projeto leva programação gratuita sobre folclore brasileiro ao Parque da Biquinha

Projeto leva programação gratuita sobre folclore brasileiro ao Parque da Biquinha Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 25/08/2025 às 12:39
  • Atualizado 25/08/2025 às 12:39
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), vai oferecer, neste sábado (30), das 9h às 12h, o projeto “Pinte no Parque e Faça Arte” no Parque da Biquinha. O tema desta edição será Folclore Brasileiro.

A iniciativa, que existe há mais de 15 anos, oferece gratuitamente oficinas, exposições e dinâmicas voltadas a pais e filhos, além da oportunidade de passarem juntos uma manhã agradável e em contato com a natureza, sempre no último sábado do mês.

O Folclore Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares que abrangem mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes, que são transmitidos de geração em geração e invadem o imaginário de crianças e adultos. Muitas vezes, o folclore serve de “explicação” para o desconhecido em determinada época ou, como programado, sendo um incentivo para se cuidar do meio ambiente.

Na ocasião, as crianças que visitarem o parque poderão participar de uma oficina criativa com reaproveitamento de materiais (garrafa pet e tampinha). Lá, elas vão confeccionar um bilboquê, um brinquedo de antigamente, decorado com um dos personagens do folclore brasileiro mais conhecido pelas crianças: o Saci- Pererê.

Pais e filhos também poderão conferir uma contação de histórias com lendas brasileiras, abordando o assunto de forma lúdica, sensibilizando os participantes sobre os cuidados com as florestas e os animais que nela vivem.

As atividades do projeto “Pinte no Parque e Faça Arte” são gratuitas e abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia. O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3224-1997.