POR QUE PAROU? Sindicato divulga nota explicando os motivos da Paralisação no Transporte Público

“Tragédia anunciada?” - Saiba o que motivou a paralisação!

POR QUE PAROU? Sindicato divulga nota explicando os motivos da Paralisação no Transporte Público Imagem por Divulgação e Texto por Redação / Jornal Z Norte
  • 21/08/2025 às 20:07
  • Atualizado 21/08/2025 às 20:07
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Sorocaba teve na tarde desta quinta-feira (21) uma paralisação temporária no Transporte Público. O Sindicato dos Rodoviários explica, através de uma nota oficial, a motivação do protesto. Segue e nota na íntegra!

“Por decisão dos trabalhadores, em assembleia realizada no dia 22 de julho do corrente ano, ficou decidido o protesto. Os ônibus do transporte coletivo de Sorocaba fizeram um protesto nesta quinta-feira (21).

O Sindicato dos Condutores de Sorocaba reafirma que o objetivo é de alertar a sociedade e o poder público, no caso a Prefeitura de Sorocaba, sobre a “tragédia anunciada” com a tentativa de  regulamentação de Mototáxi e Aplicativo do transporte especial.

Não se trata de nenhum viés político como alega o poder público. A categoria não é contra nenhum tipo de trabalho ou concorrência no transporte. Nosso posicionamento é combater o perigo decorrente destes meios, principalmente em relação à segurança dos passageiros.

Os números mostram a quantidade de acidentes nos locais que adotaram esses meios de transporte, principalmente nos corredores do BRT,  onde o poder público liberou a circulação de motos disputando o espaço com os ônibus. 

Ao invés de propagar nas redes esses meios, nós defendemos, por exemplo, o retorno imediato dos ônibus que foram retirados das ruas desde o começo do ano.

Por que incentivar e fomentar meios que aumentam o congestionamento, inviabilizam a operação dos ônibus e dificultam para os motoristas do sistema?

Seguiremos em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras que há tanto tempo exercem - comprovadamente - com profissionalismo, seriedade e dedicação a sua função.

Estatísticas publicadas recentemente na imprensa mostram que Sorocaba é a segunda cidade com maior número de mortes por acidente no Brasil, sendo que a maioria é de moto com vítimas sendo jovens entre 20 e 29 anos.

A categoria exige que seja descartada a implantação de mototáxi, transporte por aplicativo no transporte especial e que seja revogada a liberação de motos nos corredores de ônibus (BRT), além da retirada das redes sociais da propaganda do aplicativo municipal.”

O que diz a Prefeitura 

A Urbes – Trânsito e Transportes informa que identificou protesto articulado pelo sindicato dos condutores nos terminais de ônibus, por aproximadamente uma hora, com viés político contra a regulamentação de aplicativos de transporte privado. Ou seja, a situação não é decorrente de greve da categoria, sendo que os pagamentos das empresas que operam o sistema estão em dia. A Urbes administra a situação, realizando operações assistidas até a normalização da situação, e, por se tratar de protesto ilegal, o Poder Público vai tomar as medidas cabíveis.