Programação celebra orgulho LGBT e visibilidade lésbica

- 21/08/2019 às 14:34
- Atualizado 12/09/2022 às 14:34
A Coordenadoria de Políticas para Diversidade Sexual da Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) e o Conselho Municipal dos Direitos LGBT (CMDLGBT) organizam uma série de atividades gratuitas, para o final do mês de agosto, em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e a Semana do Orgulho LGBT. A programação prevê a exibição de filme, um encontro e um ato público, com o objetivo de proporcionar a reflexão e a conscientização sobre o combate ao preconceito e a preservação de direitos desta parcela da população.
Neste sábado (24), o CMDLGBT exibe o curta-metragem “Existo”, a partir das 15h, no auditório do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (Rua Ruy Barbosa, 84, Vila Hortência), dentro da programação da Semana LGBT. Após o filme, haverá um debate, com a participação do diretor Bruno César, do ator André Sewaybricker e mediação do ativista de direitos humanos José Pássaro.
“Existo” é uma obra de ficção que aborda a cultura drag queen, produzida em 2018. Sob comando do diretor, uma equipe de 24 pessoas, que trabalhou, durante o período de um ano, em todas as fases do projeto. Exibido em alguns festivais e mostras de cinema em diversas cidades, o curta já recebeu alguns prêmios.
Programação nos dias 29 e 31
Celebrado em 29 de agosto, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica remete ao 1.° Seminário Nacional de Lésbicas, promovido em 1996, no Rio de Janeiro, considerado um marco da luta de mulheres que têm os seus direitos violados no Brasil por conta da orientação sexual. Para marcar a data, haverá dois eventos em Sorocaba, que propõe uma reflexão sobre o processo de exclusão sofrida pelas mulheres lésbicas no mercado de trabalho, relações sociais, nas agressões verbais e na violência psicológica.
No próprio dia 29, uma quinta-feira, o CMDLGBT promove o 1.º Encontro de Mulheres Lésbicas da Região Metropolitana de Sorocaba, às 19h, no Palácio da Cidadania (Avenida Afonso Vergueiro, 1.238, Centro), com apoio da Secid. A médica Gabriela Antoni Fracasso apresentará o trabalho que desenvolve relativas à saúde da mulher lésbica e bissexual, enquanto Maiara Neves, do campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), abordará os temas Direito e empregabilidade.
Já no domingo, dia 31, a Coordenadoria da Diversidade Sexual da Secid organiza o 1.º Ato pela Visibilidade Lésbica de Sorocaba, das 10h às 12h, no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no bairro Campolim, com apoio do CMDLGBT e da Associação Transgêneros de Sorocaba (ATS). Com concentração a partir das 9h, o evento terá apresentação do grupo de percussão Movimento Baque Mulher, distribuição de material informativo e bate-papo com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM); a representante da Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Sorocaba, Helena Camargo (Helena Lê); e a integrante da União de Negros pela Igualdade (Unegro), Maria Teresa Ferreira.
Serviço
“Existo”
Exibição do curta-metragem e debate
Data: 24 de agosto (sábado)
Horário: 15h
Local: IHGGS (Rua Ruy Barbosa, 84, Vila Hortência)
Facebook: http://bit.ly/2KWgZAN
1.º Encontro de Mulheres Lésbicas da Região Metropolitana de Sorocaba
Data: 29 de agosto (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Palácio da Cidadania (Avenida Afonso Vergueiro, 1.238, Centro)
1.º Ato pela Visibilidade Lésbica de Sorocaba
Data: 31 de agosto (domingo)
Horário: 10h às 12h (concentração: a partir das 9h)
Local: Parque “Carlos Alberto de Souza”, no bairro Campolim
Facebook: http://bit.ly/2KUW40V