Programa voltado ao agressor em violência doméstica agora é realizado na Secretaria da Cidadania

Programa voltado ao agressor em violência doméstica agora é realizado na Secretaria da Cidadania Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 25/08/2025 às 16:42
  • Atualizado 25/08/2025 às 16:42
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), passou a oferecer, desde este mês de agosto, o ProViver, iniciativa voltada à responsabilização e reflexão de homens autores de violência doméstica. O programa é gratuito e funciona em modelo de portas abertas, na sede da Secid, localizada na Rua Santa Cruz, 116, no Centro.

O ProViver substitui o antigo Centro de Responsabilização do Agressor em Violência Doméstica (Cerav), que antes era conduzido pelo CIM Mulher, em parceria com a Prefeitura. Agora, o trabalho é realizado diretamente pela equipe técnica da Secid, fortalecendo a rede municipal de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher.

Fundamentado na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), o programa busca oferecer aos agressores um espaço de reflexão crítica e mudança de comportamento, por meio de encontros semanais determinados pelo Poder Judiciário.

Nessas reuniões, os participantes são convidados a discutir suas atitudes, compreender os impactos da violência doméstica e desenvolver novas formas de relacionamento baseadas no respeito, diálogo e responsabilidade. O objetivo principal é evitar a reincidência da violência, promovendo transformações pessoais que reflitam em toda a dinâmica familiar.

Além de cumprir uma determinação legal, a participação no ProViver também pode ser considerada pela Justiça em processos judiciais, podendo contribuir na análise do tempo de cumprimento de pena.

Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone da Secretaria da Cidadania: (15) 3212-6900.