Prefeitura de Sorocaba recebe proposta de parceria da Sociedade Amigos da Marinha para criação de Museu da Marinha no município

A proposta foi apresentada pelo presidente da Soamar Sorocaba, Oscar Fonseca Vieira, que mostrou também o projeto arquitetônico do novo equipamento, já produzido pelo escritório do arquiteto Ricardo Bandeira.

Prefeitura de Sorocaba recebe proposta de parceria da Sociedade Amigos da Marinha para criação de Museu da Marinha no município Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 24/06/2023 às 12:23
  • Atualizado 24/06/2023 às 12:23
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio de diferentes Secretarias municipais envolvidas, realizou uma reunião, na tarde desta quinta-feira (22), com representantes da Marinha em São Paulo e da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) de Sorocaba, para discutir a oportunidade de parceria para a criação do Museu da Marinha Brasileira no município. Durante o encontro, também foi assinado o Termo de Permissão entre a Soamar e a Prefeitura, primeiro passo para possibilitar a construção do futuro museu.
A proposta foi apresentada pelo presidente da Soamar Sorocaba, Oscar Fonseca Vieira, que mostrou também o projeto arquitetônico do novo equipamento, já produzido pelo escritório do arquiteto Ricardo Bandeira.

Participaram da reunião, além do prefeito Rodrigo Manga e do presidente da Soamar Sorocaba, o secretário de Governo (Segov), João Alberto Corrêa Maia; o secretário interino de Cultura (Secult), Thiago Delmonde; a coordenadora administrativa da Secretaria da Educação (Sedu), Parê Gutierrez; o Capitão de Mar e Guerra e diretor executivo do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), Paulo Marcelo Marques Peixoto; o vice-diretor do CTMSP, Capitão de Mar e Guerra Alexandre Lopes Vianna de Souza; o diretor do CINA (Centro Industrial Nuclear de Aramar), Capitão de Mar e Guerra Luís Cláudio Farina; o Almirante da Marinha Guilherme Dionísio Alves, que também é diretor do CTMSP e, igualmente representando a diretoria executiva da Soamar, Paulo Fernando Moreira, Jair Sanches Molina, Adair Alves Filho, Carlos D’Andreta, Ana Luíza B.Vieira, Ricardo Bandeira, Alberto Streb e Valdir Paezani.

“Nosso intuito é realizar dois grandes projetos em Sorocaba. O primeiro é a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro, aqui, na região de Sorocaba. Além disso, a Soamar, que é o braço civil da Marinha e que completou 25 anos em atividade neste ano de 2023, pretende construir o futuro Museu da Marinha em Sorocaba. Será um local também para aulas práticas dirigidas a estudantes, nas quais seria mostrado, por exemplo, o que é o projeto nuclear da Marinha e muito mais”, detalhou o presidente da Soamar Sorocaba, Oscar Fonseca Vieira.

“Eu agradeço por escolherem Sorocaba para fazer parte deste importante projeto e espero que, muito em breve, esse novo espaço seja uma realidade em nosso município. Assinar este contrato de permissão é o primeiro passo para isso”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.