Prefeitura de Sorocaba inicia obras de construção da segunda fase da Marginal do Córrego Itanguá

Prefeitura de Sorocaba inicia obras de construção da segunda fase da Marginal do Córrego Itanguá Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 22/08/2025 às 16:29
  • Atualizado 22/08/2025 às 16:29
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), deu início, na manhã desta sexta-feira (22), às obras do projeto de construção da segunda fase da Marginal do Córrego Itanguá e do Parque Linear Itanguá.

O empreendimento será executado com financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF) e integra a segunda fase do programa municipal de mobilidade urbana “Sorocaba Tem Pressa”. O valor total do contrato dessa nova etapa da obra é de R$ 68 milhões, com prazo de execução previsto de 18 meses.

O trecho abrange vias como a Avenida Dr. Luiz Mendes de Almeida, passando por parte da Rua José Totora e conectando-se à Avenida Santa Cruz e à Avenida Miguel Patrício de Morais. “Essa marginal vai atender a uma demanda antiga do bairro, que os moradores reivindicam há tempo. Vai proporcionar, inclusive, mais lazer e socialização entre as famílias que moram aqui na região”, disse o prefeito Rodrigo Manga, presenta no ato que marcou o início dos trabalhos.

A Casamax Comercial e Serviços Ltda., contratada via processo licitatório, vai executar serviços de requalificação de pavimentos existentes, implantação de nova pavimentação, execução de dispositivos de drenagem, implantação de ciclovia, instalação de sinalização viária e implantação de emissário de esgoto às margens do córrego Itanguá, sistema de iluminação em LED, além de implantação de equipamentos urbanos, paisagismo, mobiliário e estruturas para a prática esportiva, compondo o Parque Linear do Itanguá.

“Vamos fazer um parque linear, um parque novo para que a população possa aproveitar a cidade com mais mobilidade, mais lazer, saúde e segurança para todos vocês”, enfatizou a secretária Jéssica Pedrosa, também presente no evento.

Tal obra de mobilidade urbana tem, inclusive, intervenções previstas no Plano Diretor, legislação que orienta o crescimento e o desenvolvimento de todo o município, elaborado com a participação da sociedade na definição dos instrumentos de planejamento urbano, para reorganizar os espaços da cidade e garantir a melhoria da qualidade de vida de toda a população.

A Marginal Itanguá

O trecho 1 da Marginal do Córrego Itanguá, entre as avenidas Adão Pereira de Camargo e Américo Figueiredo, foi entregue em agosto de 2023. Por sua vez, o denominado trecho 2 interligará o trecho um, pela Avenida Miguel Patrício de Moraes, acessando a Avenida Santa Cruz, e seguindo o corredor da Marginal do Córrego Itanguá, até interligar com a Avenida Luis Mendes de Almeida.

O viário (trechos 1 e 2) permitirão uma nova rota, de forma mais direta e rápida, entre as Zonas Oeste, Norte e Central. Por ser ao longo do córrego, está planejada com menos interferências de cruzamentos, o que facilita deslocamentos e promove melhor fluidez de tráfego. Porém, foi pensado também na melhoria social do entorno, além de que o novo corredor passará a ser grande potencial de comércio e serviços, fomentando o desenvolvimento e a economia local.

O novo viário vai interagir com bairros e estruturas públicas, como a Arena Sorocaba, o novo Hospital Regional, a nova Rodoviária, além do futuro Instituto Federal e outras estruturas que estão sendo desenvolvidas na região Oeste da cidade e que demandam novas vias de acesso.
A obra contempla, em toda a sua extensão, a implantação de um Parque Linear que permitirá a urbanização de áreas até então degradadas ao longo do trecho do córrego, restabelecendo a rede do emissário de esgoto e permitindo a captação de 100% do esgoto. O Parque Linear propiciará práticas esportivas e recreativas e, inclusive, haverá pista de skate no local, nos moldes daquela existente no Parque das Águas.

Também participaram do evento desta sexta-feira (22), os secretários municipais de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini; Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Sérgio Barreto; Serviços Públicos e obras, Darwin de Almeida; Comunicação (SECOM), Lucas Pedroso; Cidadania, Ana Cláudia Fauaz; Gabinete Central (SGC) e Ouvidoria-geral do Município, Evandro Bueno; mais o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Davi Dutra; o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Glauco Fogaça; os vereadores Rogério Marques e Cláudio Sorocaba; o engenheiro responsável pela obra, Luiz Ricardo (Construtora Casa max); o coordenador geral do consórcio LBJ, Gerson Tivo Junior (gerenciador da obra), o diretor Joab Azevedo, MDC Consultoria – apoio operacional para o banco CAF), além de líderes comunitários.

Na ocasião, os moradores das proximidades tiveram acesso a serviços gratuitos, como aferição de pressão e exames de glicemia, providenciados pela Secretaria da Saúde (SES).

O “Sorocaba Tem Pressa” é uma iniciativa criada em 2021 pela atual Administração Municipal, com o objetivo de conferir agilidade às obras de mobilidade em andamento e iniciar novos empreendimentos nessa área. No total, o programa abrange mais de 35 obras e iniciativas, atendendo a todas as regiões da cidade.