Prefeitura de Sorocaba inaugura Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI)

- 19/07/2021 às 21:56
- Atualizado 12/09/2022 às 21:56
A Prefeitura de Sorocaba inaugurou, na manhã desta segunda-feira (19), o Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI). A nova unidade está ligada à Secretaria de Administração (Sead) e tem como objetivo principal captar recursos financeiros, da iniciativa pública e privada, para viabilizar projetos da Administração Municipal em prol de melhorias para a cidade e a população.
A sede do CADI fica na Avenida Rudolf Dafferner, 3.043, no Alto da Boa Vista, e teve suas instalações inauguradas pelo prefeito Rodrigo Manga; pelo vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto; pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato; além do deputado federal Guiga Peixoto; dos secretários municipais Fausto Bossolo (Administração – Sead), Paulo Henrique Marcelo (Planejamento – Seplan), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Antonio Prieto (Meio Ambiente e Sustentabilidade – Sema), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico – Semob), Clayton Lustosa (Cidadania – Secid), Fernanda Burattini (Comunicação – Secom), Marcio Carrara (Educação – Sedu), Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária – Sehab), Luciana Mendes (Jurídica – SAJ) e Robson Coivo (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo – Sedettur), além de Evandro Bueno, ouvidor-geral do Município, Carlos Rocco Júnior, corregedor-geral, Nelson Cancellara, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), a responsável pelo CADI e coordenadora da Unidade de Execução de Programa (UEP) da Prefeitura, Jessica Pedrosa, e dos vereadores João Donizeti, Fábio Simoa, Ítalo Moreira, Luis Santos, Dylan Dantas, Vinicius Aith e Cristiano Passos.
A lei que cria o CADI foi promulgada em 28 de junho deste ano e, agora, a unidade está oficialmente inaugurada. “Desde o início deste ano, a Prefeitura, por meio de suas secretarias, e, agora, mais ainda com o CADI, já conseguiu captar R$ 48 milhões em recursos diversos. Um recorde absoluto! O CADI veio para acelerar os investimentos em nossa cidade”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, minutos antes de descerrar a placa inaugural do espaço.
As ações do CADI estão organizadas em três eixos de atuação: captação de recursos e convênios, Unidade de Execução de Programa (UEP) e projetos especiais. “O CADI deixou de ser apenas uma promessa. A iniciativa é uma das frentes fundamentais do Plano de Governo da atual gestão e tem muito a contribuir para o desenvolvimento de Sorocaba”, pontuou secretário da Administração, Fausto Bossolo.
Basicamente, as equipes do CADI estão responsáveis pelo cadastramento e implantação de propostas; alinhamento e articulação entre secretarias e órgãos concedentes; acompanhamento de propostas em andamento; gerenciar e cumprir os compromissos financeiros; atender aos procedimentos dos convênios, contratos de repasses e financiamentos; bem como estudar e coordenar a viabilização de projetos definidos pelo Governo Municipal, a partir da identificação de fontes de financiamento estaduais, nacionais e internacionais.
“De fato, o CADI veio para tirar os projetos do papel”, disse a primeira-dama Sirlange Frate Maganhato, lembrando o passado recente, quando o município estava impedido de receber a doação de novas ambulâncias por não ter feito a lição de casa para estar apto legalmente para tanto. Já, o deputado Guiga Peixoto, que revelou que acaba de adotar Sorocaba como cidade de residência, complementou: “aliás, sou testemunha de quantas emendas parlamentares Sorocaba perdeu nos últimos tempos, devido à falta de projetos. Agora, vejo a criação desse grupo, que fará muito bem para a cidade”.
Responsável pelo CADI e coordenadora da Unidade de Execução de Programa (UEP), da Prefeitura de Sorocaba, Jessica Pedrosa lembrou que o novo Centro também está à frente do gerenciamento dos contratos de obras financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), a exemplo da construção do viaduto inaugurado no último sábado (17), que interliga as avenidas J. J. Lacerda e Itavuvu; do viaduto sobre a Avenida Ipanema, entre as avenidas Ulysses Guimarães e Edward Fru-Fru, e das pistas marginas do córrego Itanguá.
A execução de novos contratos para obras de mobilidade, via Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) e New Development Bank (NDB), empréstimo já autorizado pela Câmara Municipal e previsto para ser assinado no segundo semestre deste ano, igualmente estará sob o gerenciamento do CADI.
Jéssica Pedrosa adiantou, ainda, que o próximo passo será colocar em funcionamento o Laboratório de Projetos Especiais. “Será o terceiro eixo do CADI, que vai elaborar, coordenar e executar estudos e projetos para o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas, coordenar e acompanhar o processo de definição de medidas mitigadoras ou compensatórias, entre o empreendedor e o Poder Público Municipal, assim como planejar, organizar e supervisionar serviços técnicos-administrativos. Em breve, taremos mais novidades”, complementou a responsável pelo Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação.