Prefeitura de Sorocaba dá início à implantação do quarto Ecoponto da cidade na Zona Leste

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 24/06/2022 às 17:56
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:56
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Em solenidade realizada nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de Sorocaba anunciou o início das obras de implantação do Ecoponto em uma área pública localizada na Rua Lourenço Molinero, na Vila Isabel, bairro da Zona Leste do município. Essa será a quarta unidade de Ecoponto implantada na cidade, destinada a atender a população para o descarte correto de diferentes tipos de resíduos. As outras três, já inauguradas pelo prefeito Rodrigo Manga, ficam na Vila Helena, no Cajuru e no Júlio de Mesquita Filho.

Coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), a iniciativa municipal faz parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade” e conta com a parceria da empresa Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA) para a sua implantação na Vila Isabel. O objetivo é oferecer um serviço gratuito aos cidadãos, para garantir a destinação adequada e ambientalmente correta de diferentes tipos de resíduos e, assim, evitar o descarte irregular em locais públicos na cidade, além de promover a reciclagem desses materiais.

“Esse novo modelo Ecoponto que o prefeito Rodrigo Manga tem implantado em Sorocaba é bem diferente dos anteriores que existiam em nossa cidade. Agora, é um local fechado, monitorado, com guarda, para que não seja apenas um local de descarte, como era antigamente. Já fizemos em outros bairros da cidade e tem dado muito certo. Agradeço à CSA por mais esta parceria”, enfatiza o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Luiz Henrique Galvão, que representou o prefeito Rodrigo Manga no ato.

“Esse é uma área que estava degradada, cheia de entulho. Estamos fazendo essa limpeza e transformando espaços, como este, em Ecopontos, para o descarte correto desses materiais, em um formato moderno, fechado com alambrado, monitoramento 24 horas, controle de portaria e caçambas, para atender, da melhor forma, a comunidade local”, explica o secretário de Serviços Públicos e Obras, Darwin José de Almeida Rosa.

O espaço contará com uma caçamba de 25 m³ e quatro caçambas de 5 m³ para o descarte correto dos resíduos, além de mais quatro contentores para a coleta de recicláveis, com previsão de captação de 500 metros cúbicos de resíduos, por mês.

As pessoas poderão depositar gratuitamente no local até um metro cúbico de entulho de obras, madeiras de construção civil, móveis velhos, recicláveis, resíduos eletrônicos e eletrodomésticos, o que equivale a, aproximadamente, cinco carrinhos de mão. A Serpo destinará todo o material recebido no Ecoponto ao Aterro de Resíduos Inertes. Lá, uma cooperativa fará a devida triagem dos resíduos recebidos, para dar o destino adequado e ambientalmente correto.

Na ocasião, também foi anunciada pela Prefeitura a implantação de um estacionamento em uma área pública localizada em frente ao CEI-132 “Cecilia Pereira Dini”, também na Rua Lourenço Molinero, para a utilização da unidade escolar e, futuramente, a implantação de uma academia ao ar livre no local.

Além dos secretários Luiz Henrique Galvão e Darwin José de Almeida Rosa, a solenidade contou com a presença dos secretários Thiago Santoro (Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e Fernanda Burattini (Comunicação), mais o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, o vereador Fernando Dini e o supervisor de Serviços da CSA, Gregory dos Santos.