Organização Sorocabana de Ensino (OSE) completa 95 anos nesta terça-feira (22)

Organização Sorocabana de Ensino (OSE) completa 95 anos nesta terça-feira (22) Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 22/10/2019 às 15:46
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:46
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Organização Sorocabana de Ensino (OSE) desenvolve-se a partir de um diferencial que poucas instituições de ensino no Brasil possuem: tradição e uma rica história. 

Há 95 anos, no dia 22 de Outubro de 1924, era fundada a Organização Sorocabana de Ensino. O tradicional colégio em Sorocaba iniciou as operações como Escola do Comércio de Sorocaba, sendo pioneira no que viria a ser modelo para várias Escolas do Comércio espalhadas pelo interior paulista. 

No ano de 1936 foi ampliada pelo Dr. Arthur Cyrillo Freire e Dona Tercilla B. Freire e em 1947 inaugura o curso Ginasial e passou a se chamar definitivamente Organização Sorocabana de Ensino – OSE. 

Na década de 40 o colégio funcionava em um majestoso casarão situado na esquina da Rua da Penha com a Cel. Benedito Pires – onde hoje se encontra o edifício residencial Dr. Arthur Cyrillo Freire.  

Com o crescimento da população de Sorocaba em 1958 foi inaugurado o novo prédio da OSE, na Rua da Penha, 620. No ano de 1962, com a forte demanda do setor químico, foi iniciado o curso Técnico em Química – pioneiro na região e hoje conta com quatro laboratórios totalmente equipados. 

A partir da década de 60, a OSE passou a ser dirigida pelos filhos de Dona Tercilla, o ex-deputado federal e cidadão sorocabano Prof. Arthur Fonseca, como Diretor Geral e seu irmão, o cidadão sorocabano e nome da Oficina do Saber do Parque Laranjeiras, Sr. Nelson Fonseca, como Diretor Financeiro. 

Na década de 70 a OSE já era estabelecida como o maior colégio particular de Sorocaba, contando com o curso de Magistério e também o de Técnico em Contabilidade. 

Entre as décadas de 80 e 90 o colégio passou a ser dirigido pela terceira geração da família. Nesse período, expandiu suas atividades com a construção de um novo colégio no bairro Campolim em meados da década de 80 e no final da década de 90 com uma unidade no bairro Santa Rosália. Hoje, esses colégios contam com administrações próprias e independentes. 

Para o Diretor Geral da OSE COC, Luiz Francisco da Cunha Fonseca, “é uma satisfação ter o reconhecimento da população que procura pela tradição, ensino de qualidade e a preocupação com a cidadania desenvolvida no colégio.” 

A diretora pedagógica e coordenadora do Ensino Fundamental II, Viviane Ventura, destaca a característica pessoal e acolhedora do colégio: “Na OSE, os alunos são tratados como uma grande família. Existe o comprometimento pedagógico e humanitário, como por exemplo a gincana filantrópica, proporcionando um olhar diferenciado ao próximo.” 

As matrículas para 2020 estão abertas para o Ensino Fundamental I, de manhã e tarde, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. 

Maiores informações no site www.osecoc.com.br