Obras do viaduto na Av. Américo Figueiredo seguem a todo vapor e estrutura terá 218 metros de extensão

- 18/10/2022 às 17:15
- Atualizado 18/10/2022 às 17:15
As obras de construção do viaduto na Avenida Américo Figueiredo, iniciadas em setembro passado, seguem a todo vapor e dentro do prazo, neste momento com os serviços de infraestrutura e montagem de pilares de sustentação em andamento. A nova ponte, na Zona Oeste da cidade, terá 218 metros de extensão e 9,38 metros de largura. A previsão é que os trabalhos estejam concluídos até agosto de 2023.
O viaduto é parte integrante do contrato de execução do primeiro trecho de implantação da Avenida Marginal Itanguá, cujo trajeto inicial, ligando a Avenida Adão Pereira de Camargo à Avenida Américo Figueiredo, foi entregue em agosto passado.
O investimento na construção do viaduto é de R$ 8,7 milhões, por meio de recursos de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O projeto integra o Programa “Sorocaba tem Pressa”, lançado em 2021 pela atual Administração Municipal, com o objetivo de conferir agilidade às obras de mobilidade urbana por toda a cidade.
“O viaduto irá sobrepor a travessia sobre o córrego Itanguá, além da nova avenida implantada, conferindo maior fluidez ao tráfego, sem a necessidade de sistema semafórico”, destaca Jessica Pedrosa, coordenadora da Unidade de Execução e Programa (UEP) do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), setor responsável pelo gerenciamento e fiscalização da obra, ligado à Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de Sorocaba.
O novo viaduto terá duas faixas de circulação de veículos, dando continuidade ao tráfego no sentido Centro/ bairro. Será mantida uma alça de acesso, à direita, para conectar a Av. Américo Figueiredo à Marginal Itanguá, em sentido ao Aeroporto. Haverá, também, uma alça de acesso para o trânsito local, conectando a Marginal Itanguá à Alameda dos Cravos.
Todo o acesso na parte inferior do viaduto será feito obedecendo à altura mínima de 5,50 metros, já dentro dos novos padrões. “O acesso de pedestres ocorrerá sob o viaduto, onde será implantado calçamento, o que permitirá acessibilidade em conexão com a via marginal”, complementa o engenheiro e diretor de área do Cadi, Rodrigo Faria.
A Rua Cecília Meireles, entre a Avenida Américo Figueiredo e a Rua Benedito Ferreira Telles, passou a compreender uma das vias da Marginal e se manterá assim. O deslocamento em sentido ao bairro, pelo trajeto em obras, continua desviado para a nova marginal, de forma a evitar momentaneamente o local da construção da ponte.
“Esse trecho inicial das pistas marginais ficou uma maravilha. Melhorou muito a fluidez de veículos. Tenho certeza que, com esse novo viaduto e a futura continuidade da marginal até a Avenida Luís Mendes de Almeida, a mobilidade nessa região da cidade ficará ainda melhor”, destaca o lavrador e feirante Alderico Marciano Barbosa, 66 anos. Ele reside, desde 1997, na Av. Américo de Figueiredo, nas proximidades do local onde o viaduto é construído. “Até já acabou aquele barulho de madrugada, de caminhões e motos freando, pois desciam a avenida em alta velocidade”, completou.
A segunda fase das obras nas marginais do córrego Itanguá, ligando a região da Avenida Santa Cruz à Avenida Luís Mendes de Almeida, também já está nos planos da Prefeitura de Sorocaba. A licitação, para definir a empresa que executará esses serviços, está em andamento e a previsão é que as obras comecem já em 2023. Tais intervenções igualmente constam no contrato de financiamento com o CAF.
Esse segundo trecho criará um novo corredor de trânsito, cruzando a Zona Oeste e permitindo uma ligação direta, desde a Avenida Dom Aguirre, passando pelas avenidas General Osório, Adão Pereira de Camargo, Santa Cruz e Luís Mendes de Almeida, até chegar à Rodovia Raposo Tavares.