O que vai acontecer com o Elefante “Sandro”?
- 26/03/2022 às 11:09
- Atualizado 12/09/2022 às 11:09
Ministério Público recomenda a Prefeitura o envio do Elefante Sandro ao Santuário dos Elefantes no Mato Grosso. Prefeitura gostaria de manter o elefante no Zoológico, mas encontra resistência do Conselho dos Animais.
Uma verdadeira novela começa a surgir em Sorocaba, tudo porque uma recomendação do Ministério Público através de seu Promotor Jorge Marum, recomendou a Prefeitura Municipal de Sorocaba o envio do elefante Sandro para o Santuário dos Elefantes que fica situado no Mato Grosso.
O Promotor de Justiça, no dia 25 de janeiro de 2022, deu o prazo de 30 dias para acatar a recomendação do Ministério Público. O Jornal Z Norte teve acesso ao documento que recomenda o envio do Elefante ao Santuário dos Elefantes no Mato Grosso.
“Pois bem, após analisar detidamente os documentos provenientes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba, RioZoo – Zoológico do Rio de Janeiro S/A e do Santuário de Elefantes Brasil (SEB) acerca da destinação a ser dada ao elefante, esta Promotoria conclui que a solução que melhor atende ao bem-estar do animal em questão é a sua colocação no Santuário de Elefantes Brasil, em detrimento de seu envio ao Zoológico do Rio..” diz um trecho do documento do Ministério Público que foi encaminhado à Prefeitura de Sorocaba.
Associação dos Comerciantes e Ambulantes é contrária a saída do Elefante
Participando do Jornal Z Norte na última quinta-feira (17) o representante da Associação dos Comerciantes e Ambulantes do Zoológico Quinzinho de Barros, Luiz Fernando esteve no plenário da Câmara dos Vereadores para manifestarem contrária a ida do elefante para o Santuário.
“Como um Elefante que passou 31 anos de sua vida dentro do Zoológico, que já conhece seus tratadores, já está acostumado com o ambiente, tiram ele de seu habitat que é o Zoológico, viajar para o Mato Grosso encaixotado, um animal idoso, é um risco muito grande”, disse Luiz Fernando para o Jornal Z Norte.
O Vereador Fernando Dini (MDB) também é contrário a ida do elefante, participou da manifestação que ocorreu no último domingo (20) em frente ao Zoológico Quinzinho de Barros, e usou as suas redes sociais para tornar o seu posicionamento contrário a ida do Elefante para o Mato Grosso
“Queremos a permanência do elefante Sandro. Animal idoso, é tratado com alimentação balanceada e com muito amor. A simples retirada do local onde vive há décadas e o transporte já podem levar à morte. O Zoo de Sorocaba é referência na América Latina. Aqui nós contribuímos para a preservação das espécies, inclusive procriando animais em risco de extinção. O chimpanzé Black, retirado do nosso zoo, morreu meses após chegar no santuário”, disse o Vereador Fernando Dini em postagem em suas redes sociais.
Conselho Municipal de Proteção Animal é favorável à ida ao Santuário
Já o Conselho Municipal de Proteção Animal, representada pela Eliana Consorte esteve na câmara dos vereadores na última terça-feira (22) e é favorável a ida do Elefante Sandro para o Santuário dos Elefantes.
Segundo a representante do Conselho Municipal de Proteção Animal, Sandro já cumpriu o seu papel no zoológico, e o pedido de permanência do Elefante é simplesmente uma exploração ao animal.
“A permanência dele no Zoológico é uma exploração para com o animal, ele já tem 31 anos aqui no Zoológico, ele tem direito de ter sua liberdade, se esfregar em lama, coçar numa pedra. Ele tem esse direito. E a ida para o Santuário dos Elefantes é realizado por uma empresa especializada, transporte de dois dias na qual ele irá ser bem alimentado. A chegada ao Santuário dos Elefantes será monitorada pelos biólogos e veterinários especializados, é um direito do animal”, disse a representante do Conselho Municipal de Proteção Animal.
Prefeitura ainda tentará manter o Elefante no Zoológico Quinzinho de Barros.
Através de uma nota enviada ao Jornal Z Norte, a Prefeitura de Sorocaba informa que tentará manter o Elefante no Zoológico Quinzinho de Barros e irá novamente se reunir com o Promotor Dr. Jorge Alberto de Oliveira Marum para tratar deste caso.
Nota da Prefeitura de Sorocaba:
“A Prefeitura de Sorocaba informa que se reuniu, no domingo (20), com veterinários, biólogos, entre outros especialistas da área, bem como pessoas ligadas à causa animal, para tratar, novamente, sobre a situação do elefante Sandro e, assim, verificar todas as possibilidades do ponto de vista técnico, visando sempre garantir, primeiramente, ao bem-estar do animal. Na sequência, será agendada uma nova audiência com o promotor do Ministério Público do Estado de São Paulo em Sorocaba, Dr. Jorge Alberto de Oliveira Marum, para tratar do caso.
A recomendação do MP é que o elefante Sandro seja transferido para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), na Chapada dos Guimarães (MT), após a morte natural da sua companheira Haisa, em 2020. O desejo da atual Administração sempre foi – e continua sendo – que o Sandro, um dos animais mais queridos dos visitantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, permaneça lá, onde já vive há tantos anos, por isso está disposta a ouvir, mais uma vez, especialistas da área e buscar tudo o que estiver ao alcance para isso.
Durante a reunião, uma Comissão foi montada para se reunir em nova audiência com o promotor do Ministério Público. A proposta apresentada envolve a ampliação e melhorias no recinto do elefante Sandro, além de trazer uma companheira (elefanta) para ele no Zoológico Municipal”, diz a Nota da Prefeitura de Sorocaba.