Motoristas “esquecem” que estacionar em calçada rende multa

- 21/01/2015 às 11:33
- Atualizado 12/09/2022 às 11:33
A infração para quem estaciona veículos automotores em calçadas é grave e rende mais de R$ 120 em multa. Mas parece que muitos motoristas da Zona Norte não estão preocupados com isso, ou se esqueceram do que diz o Código de Trânsito Brasileiro. Afinal, encontrar carros e motos estacionados nas calçadas da região não é tarefa difícil.
Da mesma forma que ocorre com as calçadas com degraus e outros obstáculos, a situação de veículos estacionados e parados em calçadas também se repetiu em todos os bairros em que a reportagem do Z Norte esteve. Mineirão, Ipanema Ville, Vila Helena, Jardim Califórnia, Nova Sorocaba, Parque São Bento, São Guilherme, São Conrado e Maria Antonia Prado são alguns dos exemplos.
Porém, nada se compara a situação da Rua Olinda Aires Paulete, no Parque Paineiras. Dezenas de pedestres andam no meio da rua, enquanto 59 veículos automotores estavam estacionados na calçada, sendo 57 carros e duas motocicletas. Para se ter ideia, somente na via principal do bairro havia um carro estacionado de maneira irregular a cada 27 metros.
Para quem tem curiosidade em ver a situação, mas não está afim de percorrer a rua, é só acessar o “Google Street View”. As imagens captadas pela empresa de internet dão uma amostra do que os pedestres do Paineiras enfrentam diariamente.
O que diz a Urbes?
A Urbes – Trânsito e Transportes, autarquia responsável por fiscalizar as condições de trânsito na cidade, entre outras atividades, afirma que a fiscalização nesses casos é realizada de forma rotineira por meio dos agentes de trânsito. “O ato de estacionar o veículo no passeio, área essa destinada à circulação exclusiva de pedestres, constitui infração de trânsito de natureza grave, a qual acresce 5 pontos ao prontuário do infrator, bem como acarreta multa no valor de R$ 127,69”, ressalta a instituição.
A Urbes também divulgou o número de multas aplicadas em 2013 e no ano passado com relação às infrações. De acordo com os dados, em 2013 foram aplicadas 1.789 multas por estacionamento em calçadas contra 1.626 no ano passado. O recuo foi de 9%. Já com relação às paradas irregulares em passeios públicos, 78 multas foram efetuadas em 2013 contra 37 em 2014 (recuo de 53%)
Um dos papeis da Urbes é fiscalizar a situação, mas o cidadão pode denunciar a situação e ajudar a inibir os casos de desrespeitos. Confome a Urbes, a autarquia “está à disposição da comunidade para receber qualquer tipo de informação diretamente pelo telefone 118 ou por meio do “Fale Conosco” disponível no site: www.urbes.com.br.”