Jardim Botânico de Sorocaba realiza curso de meliponicultura do Senar
Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS - 24/10/2025 às 15:46
- Atualizado 24/10/2025 às 15:46
O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” realizou, de 20 a 23 de outubro, o curso de meliponicultura, que é a criação de abelhas nativas sem ferrão.
Oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), e o Sindicato Rural de Sorocaba, a atividade teve o objetivo de incentivar a criação e a conservação dessas espécies de abelhas nativas, além de capacitar técnicos para atuar na produção de crias, mel, cera e própolis, bem como em ações educativas voltadas ao tema.
Durante o curso, o instrutor Nivaldo Bertelli ensinou aos participantes as técnicas de meliponicultura, aspectos da biologia e ecologia das abelhas, apresentou algumas espécies nativas da região de Sorocaba, como jataí, mandaçaia, mirim-droryana e manduri entre outras e também abordou a legislação que regulamenta a criação.
A meliponicultura desempenha um papel fundamental na conservação das abelhas nativas, que são importantes polinizadoras da flora silvestre e cultivada, contribuindo diretamente para a preservação da biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas.
Realizar uma capacitação como essa no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” amplia a função educativa e conservacionista do espaço, aproximando o público das práticas que fortalecem a relação entre natureza e sociedade.
O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo e-mail: jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.