EM Ernesto Martins realiza ‘Dia de leitura na escola’ com a comunidade local 2

- 29/04/2019 às 17:51
- Atualizado 12/09/2022 às 17:51
A unidade escolar municipal “Ernesto Martins”, que fica localizada no bairro Retiro São João, realizou na quarta-feira (25), o ‘Dia de Leitura na Escola’, evento em alusão ao dia do Livro, comemorado em 23 de abril. Na ocasião, também foi feita a abertura oficial da sala de leitura. O espaço recebeu doações de livros e teve as decorações feitas pelos próprios alunos.
O evento que contou participação da comunidade local teve contação de história com a gestora de desenvolvimento educacional, Leila Chinelatto, e a professora, Soraia Uno, e atividades de dinâmica com as famílias presentes por meio de leitura e sensibilização de uso dos livros.
A diretora da unidade, Janaina Souza, explica sobre a ação realizada na escola. “O objetivo é incentivar cada vez mais a leitura entre as crianças. A ideia é levar o livro para a casa e compartilhar com a família e devolver para que outros colegas possam aproveitar o exemplar também. Queremos estender cada vez mais a prática de leitura da escola para os lares”, disse.
Durante três dias da semana, as crianças contam com acompanhamento das professoras e mediadoras de leitura, Janaina Helena Bolonha, e Patricia Silveira. As atividades de leitura promovem o exercício de entonação de voz, melhora na prática de leitura, a apreciação por meio de manuseio e cheiro dos livros.
Patricia destaca os benefícios que a experiência da leitura traz aos estudantes. “É fundamental ter este exercício como formação de caráter das crianças e o desenvolvimento da leitura do mundo. Aliás, ler desperta a criatividade, estratégia, interação entre os pares, desenvolvimento de memória, melhora cognitiva, além de ser imprescindível para a escrita”, salienta.
De acordo com Janaina Bolonha, a leitura coaduna variados temas que acontecem na escola. “Desenvolvemos um trabalho bem integrado. Se fizermos uma atividade com horta, vamos procurar tratar este tema na leitura. Em cada exercício procuramos abordar o acolhimento e lincar histórias que trabalhem os sentimentos das crianças de acordo com o que trazem de seus lares, a fim de melhorar o relacionamento entre os colegas e o comportamento em âmbito geral”, disse a professora.

🤔 SERÁ QUE VAI ZERAR AS FILAS DA SAÚDE? 🩺 Prefeitura de Sorocaba iniciou o “Corujão da Saúde”
OUÇA AGORA O NOSSO PODCAST #550 (07/07/2025)
Ouça agora