Dia do Muriqui foi celebrado no Zoológico Municipal de Sorocaba

- 28/08/2025 às 12:10
- Atualizado 28/08/2025 às 12:10
Para celebrar o Dia do Muriqui (27 de agosto), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizou, na tarde de quarta-feira (27), uma ação especial no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Além de uma atividade de enriquecimento ambiental voltada aos três exemplares de muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides) do Zoo, quem esteve no local foi convidado a participar de atividades de Educação Ambiental.
A data faz parte do calendário oficial da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), da qual o Zoo de Sorocaba faz parte, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da conservação deste animal que só existe na Floresta Atlântica do Brasil e é uma das espécies de macaco mais ameaçada de extinção do mundo, com uma população de aproximadamente 2 mil indivíduos, de acordo com a IUCN (International Union for Conservation of Nature).
Os muriquis ganharam uma refeição especial, com folhas e frutas dentro de abóboras penduradas em seu recinto. Trata-se de uma ação de enriquecimento ambiental que busca estimular estratégias pela busca de alimento, que é algo comum na natureza. Atividades como essa são promovidas pela equipe técnica do “Quinzinho de Barros” como forma de promover o bem-estar animal, que é uma das principais funções dos zoológicos modernos.
Além disso, o público foi recepcionado pela equipe de Educação Ambiental, que apresentou informações e curiosidades sobre o muriqui, os cuidados e a alimentação disponibilizada aos animais que vivem no Zoo, além de falar sobre a importância do zoológico para a conservação desta e de inúmeras outras espécies. Já o público infantil ganhou uma máscara do animal e um material com informações, jogos e desenhos para colorir.
Considerado o maior primata das Américas, o muriqui-do-sul também é conhecido como mono-carvoeiro. A destruição de seu habitat natural, a baixa taxa de reprodução da espécie e a caça são responsáveis pelo quase desaparecimento dele na natureza.
O Parque Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos, e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa condição, são isentos de pagamento do ingresso.