Dia do Folclore Brasileiro é tema de encontro do Clube Ecológico da Melhor Idade “Roda Viva” no Parque da Biquinha

Dia do Folclore Brasileiro é tema de encontro do Clube Ecológico da Melhor Idade “Roda Viva” no Parque da Biquinha Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 19/08/2024 às 16:45
  • Atualizado 19/08/2024 às 16:45
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), promove, nesta terça-feira (20), das 9h às 11h30, mais um encontro do Clube Ecológico da Melhor Idade “Roda Viva”, no Parque da Biquinha. Desta vez, o tema da programação será Folclore, em comemoração ao Dia do Folclore Brasileiro (22 de agosto).

 Criado há mais de 12 anos, o projeto de Educação Ambiental da Sema tem como objetivo oferecer um lazer educativo em contato com a natureza para a terceira idade, estimulando o cuidado com o meio ambiente, o bem-estar e a qualidade de vida dos participantes.

 Na ocasião, a equipe educativa da Sema vai promover um bate-papo sobre a temática com o grupo, fazer a leitura de lendas brasileiras e relembrar algumas músicas. Durante o encontro, a terceira idade também terá a oportunidade de brincar com alguns brinquedos de antigamente, como peão, vai e vem, entre outros, além de resgatar algumas brincadeiras e refletir sobre o tema, comparando a infância das crianças de hoje com a deles.

O Dia do Folclore Brasileiro foi criado em 1965 e tem como intuito de relembrar e valorizar as manifestações folclóricas no país e faz referência aos costumes de um povo, música, lendas, brincadeiras, comidas, entre outros.

Os encontros do “Roda Viva” ocorrem, semanalmente, às terças-feiras, das 9h às 11h30, no Parque da Biquinha. A cada semana, a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal prepara atividades variadas adequadas ao público-alvo, como oficinas de arte e artesanato, cultivo de canteiros e hortas, observação de aves, jogos cooperativos, atividades lúdicas, música, dança circular, entre outras.

As vagas são limitadas e, por isso, os adultos acima de 60 anos interessados em fazer parte do grupo devem se inscrever, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3224-1997, ou diretamente no Parque da Biquinha, localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília, nesta terça-feira (20).