Dia da Fotografia terá evento comemorativo em Sorocaba

- 08/08/2018 às 15:37
- Atualizado 12/09/2022 às 15:37
Para celebrar o Dia Internacional da Fotografia (19 de agosto), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), e o Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba realizarão um evento especial no dia 19 de agosto, das 9h às 17h, no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim.
Esta será a 32ª edição do evento, que neste ano vai homenagear o fotógrafo Pedro Neves dos Santos. A atividade também faz parte da programação de aniversário de 364 anos de Sorocaba.
Uma exposição fotográfica será montada com fotos feitas em edições anteriores, além de um Varal Fotográfico. Os fotógrafos interessados em participar do Varal Fotográfico devem enviar até seis fotografias coloridas ou P&B no tamanho 20x30cm para o Grupo Imagem, que está localizado na rua Jouberte Wey, 42, no Jardim Vergueiro (CEP 18.030-070), em Sorocaba, ou ainda levar as fotos no dia do evento.
Mais informações pelos telefones (15) 3346.2099 ou 98103-5351.
Sobre o Dia Internacional da Fotografia
A data escolhida para a comemoração do Dia Internacional da Fotografia teve sua origem no ano de 1839, quando, em 7 de janeiro, na Academia de Ciências da França, foi anunciada a descoberta da Daguerreotipia, um processo fotográfico desenvolvido por Joseph Nicèphore Niépce (1765-1833) e Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851).
O daguerreotipo consiste em uma imagem única e positiva, formada diretamente sobre placa de cobre, revestida com prata e, em seguida, polida e sensibilizada por vapores de iodo. Depois de exposta na câmera escura, a imagem é revelada por vapores de mercúrio e fixada por uma solução salina